Skip to content

<

AZGT Mosteiros

A cache by Mendes&Freitas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/02/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O arquipélago dos Açores imergiu na zona da junção tripla definida pelas placas litosféricas norte-americana, euro-asiática e africana, ao longo de importantes fraturas tectónicas de orientação geral WNW-ESE, entre as latitudes 36º 55´ e 39º 43´ N e as longitudes 24º 46´ e 31º 16´ W. As ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão localizadas para oeste da Crista Médio Atlântica na placa norte-americana.

As ilhas do Grupo Central e do Grupo Oriental estão localizadas na designada microplaca dos Açores, com uma forma grosseiramente triangular e de topografia irregular na cota dos 2 mil metros de profundidade, se carateriza por um vulcanismo ativo e elevada sismicidade. Genericamente, é limitada a oeste pela Crista Média Atlântica; a sul, pela zona de Fratura Este dos Açores e Falha Gloria; e a norte, pelo Rifte da Terceira.

Esta migração que começou à 10 MA desde da zona de Fratura Este dos Açores, resultou na abertura de fraturas tectónicas e o aparecimento de uma complexa rede de falhas, e a existência de "Hotspot" ("pontos quentes"), foram responsáveis pela formação das ilhas e a sua orientação.

A Plataforma dos Açores encontra-se a mover-se em direção ao continente europeu a uma velocidade média de 2,5 cm/ano, embora a velocidade do deslocamento a norte do arquipélago seja superior que a sul. As ilhas não apareceram onde estão atualmente, elas foram migrando lentamente para nascente.

As Piscinas naturais dos Mosteiros são um conjunto de formações geológicas marítimas portuguesas localizadas na freguesia dos Mosteiros, no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, e devem a sua origem às erupções vulcânicas que ocorreram no local durante os milhares de anos. Estas piscinas naturais são aproveitadas como zona balnear.

São portanto escoadas de lava que, ao entrarem em contacto com a água do mar e com as diferenças de profundidade, deram origem a curiosas formações geológicas que a abrasão marinha, ao longo do tempo, se foi encarregando de acentuar.

Umas são longas depressões que o mar encheu, outras são profundos fundões igualmente cheios de água salgada. Aqui e ali surgem pequenos promontórios de pedra preta, calcinada pelo calor vulcânico. Estas formações misturam-se umas com as outras, dando origem a uma série de curiosas formações geológicas.

A Earthcache

Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes tarefas por e-mail:

1. Observa atentamente e toca nas rochas do local. As rochas são homogéneas ou têm inclusões de fragmentos vulcânicos?

2A. No caso de haver fragmentos incluídos, estima qual é a dimensão aproximada (ou média) destes.

2B. No caso de serem homogéneas, a granulometria da rocha é fina ou grosseira?

3. Mede com o teu GPS a largura e o comprimento da piscina central.

4. Tira uma foto tua ou do teu nickname mostrando o local ou a paisagem envolvente (Tarefa obrigatória a partir de 17 de Maio de 2020).

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log e fazer o upload da foto, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.

The Earthcache

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. Watch closely and touch the rocks of the place. Are the rocks homogeneous or have inclusions of volcanic fragments?

2A. If there are fragments included, estimate the approximate size (or average) of these.

2B. If they are homogeneous, the granulometry of the rock is thin or coarse?

3. Measure with your GPS the width and length of the center pool.

4. Take a photo of yourself or your nickname showing the place or the surrounding landscape (Mandatory task from May 17, 2020).

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, and upload the photo, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.