O Rego de Pedrogão é a pequena ribeira que nascente a uns escaços 100 metros do areal da praia, chamam-lhe Olho D’água. No ano de 1917 nesta exsurgência de água doce, viria a ser construída uma fonte, tornando este local num espaço de convívio muito importante para os residentes que se fixaram nesta localidade.
Em 1932 devido a abundância de água houve a necessidade de melhorar as suas condições na distribuição do abastecimento de água, está foi requalificada e ampliada para três bicas pela S.D.P. da Praia de Pedrogão, recentemente e com a expansão urbana em 1997 foi remodelada pela Junta de Freguesia do Coimbrão adaptando-a assim ao espaço envolvente.
Logo após esta fonte, no seu curso de água descendente estende-se uma calha com pequenas aberturas que serviam para regadio das hortas, o desvio do “Rego” seguia depois por manilhas suportadas com escoras aumentado o seu nivelamento em altura para a entrada superior na azenha do moinho onde o Sr. Azinheira de Monte Redondo, trabalhou arduamente para que nunca faltasse farinha ao povo desta terra.
O Lavadouro foi construído pelo povo na década de 40 do Sec. XX, lavava-se a roupa de dentro do tanque para fora com água até ao joelho. Mais recentemente foram colocados tanques de lavagem convencionais.
Mais a jusante na continuação do seu curso, a água ainda servia para regadio nos campos-masseira procedentes ao lavadouro antes de se dissolver no extenso areal da praia de Pedrogão.
A Geocache
Esta multi leva-vos a conhecer o lavadouro (PI) e a fonte onde vão encontrar um recipiente que contém: Livro de registos e nota informativa.