R.A.T.E.

A ETAR, localizada no concelho de Vila Real de Santo António, destina-se a servir os concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim. A ETAR situa-se a Norte da povoação de Vila Real de Santo António, junto ao rio Guadiana e a uma linha de água sua afluente, o esteiro da Carrasqueira, numa área designada por sapal do Rato.
A população a servir é de 97.500 hab. equi. em época alta no ano de inicio do projecto e de 116.500 hab. equi. em época alta no horizonte do projecto (2018). O efluente é encaminhado para a ETAR através de um interceptor em FF DN 900. A ETAR prevê um esquema de tratamento que inclui:
- Tratamento preliminar, em obra de entrada constituída por crivagem fina e desarenamento/desengorduramento;
- Tratamento biológico secundário em lagoas arejadas com recirculação operada em arejamento prolongado precedido de desnitrificação;
- Sedimentação em decantadores de planta circular;
- Tratamento Terciário (desinfecção) com radiação ultra-viloleta.
As lamas estabilizadas, recolhidas nos decantadores secundários, são tratadas numa linha constituída por: - espessadores mecânicos; - tanque de armazenamento de lamas espessadas; - desidratação mecânica em centrífugas; - silos de armazenamento de lamas desidratadas. Após o tratamento, o efluente é conduzido ao meio receptor através de um emissário submarino em PEAD DN 1000 com uma extensão total de 320m.
