ROULOTTE
Autocaravanismo é uma modalidade que se tem desenvolvido na Europa desde os anos 60, em especial logo no início da década, com a adaptação de furgões - as motocasas - seja de forma artesanal, seja industrial, como foi o caso do modelo Westfalia, que permitiria a vida e a pernoita no seu interior, bem como a elaboração de refeições, dispondo por isso de cozinha, frigorífico, armários, cama e outras facilidades.
História
Modernamente o autocaravanismo constitui uma modalidade híbrida de turismo, que se pode processar com estacionamento para pernoita de modo livre, ou seja em qualquer local não proibido, ou em locais especialmente adequados para o efeito, incluindo parques de campismo. Para a prática do autocaravanismo é essencial a utilização de uma autocaravana, que é basicamente uma caravana colocada com adaptação industrial sobre um chassis de um portador, como é o caso dos furgons comerciais mais comuns, ou de um veículo similar.
Existem várias modalidades de autocaravanas, como seja o caso da autovivenda, designação dada aos furgões especialmente adaptados, os modelos ditos integrais, em que existe uma carroçaria envolvente de todo o habitáculo do condutor e da parte habitacional, os modelos de capucine, ou capuchinho, em que existe uma parte habitacional sobreposta à cabine do condutor e ainda os modelos perfilados, em que a parte de habitação se prolonga no perfil da cabine.
Em Portugal e na Europa o autocaravanismo tem vindo a afirmar-se como uma modalidade em franco crescimento, quer quanto à evolução da qualidade dos veículos portadores, como do design e funcionalidade da parte dita de caravana, quer por parte do movimento dos autocaravanistas.
Ser Autocaravanista...
A imagem associada ao autocaravanismo, seja ela boa ou má, deve-se, essencialmente, aos próprios autocaravanistas. A questão está em identificar um conjunto de comportamentos que nos possam dignificar por onde passamos. Aqui, talvez não estejamos todos de acordo… senão vejamos:
1- Faz sempre os despejos da sua autocaravana, águas sujas e sanitário, em locais que reúnam condições de higiene e respeito para com o meio ambiente?
2- Quando estaciona, tem o cuidado de verificar se não está a esconder de forma flagrante, estabelecimentos comerciais ou sinais de trânsito? Tem o cuidado de estacionar de forma a não condicionar o trânsito?
3- Quando decide estacionar/pernoitar na via pública, não ocupa com cadeiras, janelas, toldos, macacos, o espaço circundante, deixando que outras viaturas possam estacionar e circular livremente?
4- Durante a pernoita não cria ruído excessivo que possa incomodar os restantes autocaravanistas e os próprios residentes?
5- Tem o cuidado de não permanecer demasiado tempo no mesmo local, dando oportunidade a que este possa também ser usado pelos restantes utentes da via pública?
6- Quando abandona o local tem o cuidado de o deixar como o encontrou?
7- Respeita a legislação vigente utilizando a via pública para circular, estacionar/pernoitar e os parques de campismo quando pretende acampar?
Compete-lhe a si, em consciência, responder a todas estas questões.
Se respondeu afirmativamente a todas, então, será certamente bem-vindo por onde passa!