
Natural de Condeixa, Simão da Cunha d'Eça Azevedo (1831 - 1919) cursou Medicina na Universidade de Coimbra e cedo lhe foram reconhecidos os seus créditos como médico; o apego à terra e as lides políticas tê-lo-ão conduzido à presidência da Câmara Municipal, durante o período de 1866-68. Espírito abnegado e altruísta, notabilizou-se, sobremaneira, pela Acão social desenvolvida em prol da vila. Legou a sua biblioteca pessoal (aproximadamente dois mil volumes), à autarquia, a fim de que se constituísse uma Biblioteca Municipal. Instituiu ainda por testamento a Câmara Municipal de Condeixa como sua herdeira universal, devendo esta obrigar-se ao cumprimento de certas determinações; designadamente, o testamento previa a fundação de um hospital municipal que servisse as gentes necessitadas do concelho - o Hospital Dona Ana Laboreiro d'Eça, em memória de sua esposa.

Incitava também a Câmara "a lançar os fundamentos de uma casa de Santa Misericórdia ", consciente, no entanto, de que seria necessário que outros lhe seguissem os passos para dar prossecução a uma obra tão louvável quanto necessária - uma Misericórdia.
O município homenageou o Dr. Simão da Cunha, atribuindo o seu nome à rua onde está sito o Hospital, que durante largos anos foi a sede do Centro de Saúde de Condeixa-a-Nova, e cuja frontaria conserva ainda os brasões de armas da sua família.
A CACHE
Esta cache é uma cache tradicional, onde as coordenadas publicadas são as coordenadas de uma estrutura, agora abandonada, da vila de Condeixa-a-Nova, que tem o intuito de dar a conhecer um pouco mais da história da Vila e das suas gentes.
Nas coordenadas indicadas existe estacionamento anteriormente pertencente à estrutura indicada e vários estacionamentos exteriores.
Para a realização desta cache aconselhamos que levem convosco uma chave de fendas pequena, uma navalha ou semelhantes, pois poderá ser necessário.
A retirada da cache do seu "ninho" é de elevada facilidade, sendo necessário, no acesso ao loogbook, de alguma habilidade e/ou engenho. Pedimos, de forma convincente e redobrada, atenção no manuseamento da cache, bem como na sua retirada e colocação de forma a que esta seja duradoura.
Não necessitam de forçar ou retirar nada, tudo surge com calma e descontração. Deixem tudo tal e qual como encontraram.
A cache situa-se no estacionamento da estrutura... Boa sorte :)
Espero que se divirtam tanto como nós aquando da realização e colocação da cache. De referir que foi solicitado à autarquia autorização para a colocação da cache. Apenas pedimos que sejam conscientes e discretos na abordagem da cache.