Skip to content

Bajouca, terra do barro EarthCache

Hidden : 10/6/2015
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Bajouca, terra do barro

Origem e Transformação

A argila é o nome comum para um certo número de materiais terrosos, de grão muito fino que se tornam plásticos quando molhados. A argila forma-se a partir da alteração de rochas granitoides sobretudo, quando por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbónico) se originam os chamados minerais de argila (por exemplo, caulinite, ilite, esmectite, clorite), a partir de minerais (feldspatos, micas e minerais ferromagnesianos) constituintes das rochas originais.

Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial ou seja, as partículas menores (e portanto mais leves), (partículas inferiores a 2 micra = 0.002mm), são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão. As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino secundário. Os depósitos argilosos podem também formar-se no mesmo local das rochas que lhes deram origem (in situ) por alteração destas. Constituem exemplo, os depósitos de caulino primário.

Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha consolidada se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dando origem aos folhelhos, que se apresentam bem estratificados, ou aos argilitos, que possuem pouca ou nenhuma estratificação.

 

Aplicação

As argilas possuem inúmeros usos inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto húmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800ºC, a argila é largamente empregada na cerâmicapara produzir vários artefactos que vão desde os tijolosaté semicondutoresutilizados  computadores.

 

Tipos

Caulinos, bentonitas, argilas refractárias, terra fuler são tipos especiais de argilas que têm definições particulares decorrentes de aplicações tecnológicas, composição química/mineralógica ou origem geológica.

Argila natural: É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural, sem a necessidade de adicionar outras substâncias.

Argila refractária: Argila que adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor. Suas características físicas variam, umas são muito plásticas finas, outras não. Apresentam geralmente alguma proporção de ferro e se encontram associadas com os depósitos de carvão. São utilizadas nas massas cerâmicas dando maior plasticidade e resistência em altas temperaturas, bastante utilizadas na produção de placas refractárias que actuam como isolantes e revestimentos para fornos.

Caulim ou argila da china: Argila primária, utilizada na fabricação de massas para porcelanas. É de coloração branca e funde a 1800 °C - pouco plástica, deve ser moldada em moldes ou formas pois com a mão é impossível.

Argilas de bola (Ball-Clay): São argilas secundárias muito plásticas, de cor azulada ou negra, apresenta alto grau de contracção tanto na secagem quanto na queima. Sua grande plasticidade impede que seja trabalhada sozinha, fica pegajosa com a água. É adicionada em massas cerâmicas para proporcionar maior plasticidade e tenacidade à massa. Vitrifica aos 1300 °C.

Argilas para grés: Argila de grão fino, plástica, sedimentária e refractária - que suporta altas temperaturas. Vitrificam entre 1250 - 1300 °C. Nelas o feldspato actua como material fundente. Após a queima sua coloração é variável, vai do vermelho escuro ao rosado e até mesmo acinzentado do claro ao escuro.

Argilas vermelhas: São plásticas com alto teor de ferro resistem a temperaturas de até 1100 °C porém fundem em uma temperatura maior e podem ser utilizadas com vidrados para grés. Sua coloração é avermelhada escuro quando húmida chegando quase ao marrom, quando biscoitada a coloração se intensifica para o escuro de acordo com seu limite de temperatura de queima.

Bentonite: Argila vulcânica muito plástica, contém mais sílica do que alumínio, se origina das cinzas vulcânicas. Apresenta uma aparência e tacto gorduroso, pode aumentar entre 10 e 15 vezes seu volume ao entrar em contacto com a água. Adicionada a argilas para aumentar sua plasticidade. Funde por volta de 1200 °C.

Argilas expandida: A argila expandida é produzida em grandes fornos rotativos, utilizando argilas especiais que se expandem a altas temperaturas (1100oC), transformando-as em um produto leve, de elevada resistência mecânica, ao fogo e aos principais ambientes ácidos e alcalinos, como os outros materiais cerâmicos. Suas principais características são: leveza, resistência, inércia química, estabilidade dimensional, incombustibilidade, além de excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico.

A cache

Bajouca é uma zona predominante em argila. 

Das explorações de argila que existem na freguesia, muitas delas são actualmente para o fabrico de telhas e tijolo, sendo em pouca quantidade ainda utilizada pelas olarias existentes na zona.

Para poder efectuar o registo Online, terá de responder por às seguintes questões:

1 – Identifique o tipo de argila aqui existente?

2 – Qual das zonas (direita ou esquerda) de extracção ainda é possível extrair argila?

3 – Em que tipo de utilização era mais usual, nesta freguesia, usar a argila como matéria prima?

Assim que tiverem reunido todas as respostas poderão efectuar o respectivo registo online, no entanto terão de enviar as respostas por e-mail para que possa validar o log.

Deixo a sugestão de identificares o teu Log com uma foto no local.

 


 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)