|
Os Escadórios do Bom Jesus do Montel ligam a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de 116 metros de altura, e seguem um percurso paralelo ao do Elevador do Bom Jesus.
Estão divididos em três grandes lanços: o chamado "Escadório do Pórtico", o "Escadório dos Cinco Sentidos" e o "Escadório das Três Virtudes" e ao longo dos escadórios erguem-se as capelas que representam a Via Sacra do Bom Jesus. Os escadórios culminam na Fonte do Pelicano, a que se segue a Igreja, num conjunto total de 581 Degraus.

Quem vem da urbe bimilenar, o pórtico do Bom Jesus marca o limiar do seu domínio territorial. Para conhecer o escadório é melhor imaginarmo-nos numa peregrinação feita no tempo do barroco, isto é, subindo o monte.
Logo à partida, na base da encosta, vê-se o pórtico setecentista de granito escuro, estrutura tardo-barroca, que se eleva em arco abatido, sustentado por dois delgados pilares.
Daqui irrompem os escadórios, envolvidos por árvores centenárias, que conduzem, na ascensão do caminhante, a capelas que exprimem a paixão de Cristo. São paragens obrigatórias quer para o devoto quer para o turista. Contíguo a cada capela, está uma fonte que jorra água límpida e fresca onde se pode saciar a sede. Uma legenda informa que o caminho que se segue é o da Jerusalém Restaurada.
O Escadório dos Cinco Sentidos tem início junto à Fonte das Cinco Chagas. De ornamentação rocaille, riguezagueando em linhas divergentes, com pátios laterais, convergindo em patamares comuns e centrais, onde as fontes sussurram perante as esculturas graníticas inspiradas na bíblia
Na subida do escadório, o realce vai para as fontes que ali se erguem majestosamente e que lançam água pelos órgãos respectivos do sentido que cada uma representa, por esta ordem: visão, audição, olfacto, paladar e tacto.
Em todas as fontes estão gravados os castelos do brasão do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, à excepção do olfacto que tem representada uma esfera armilar.
O Escadório das Três Virtudes Teologais foi concebido por Carlos Amarante, ao gosto neoclássico. É formado por um terraço, pátio quadrangular, com assentos em cantaria e protegido por paredões com vasos em pedra.
As fontes são rasgadas em grandes aberturas ovais e por baixo das peanhas das estátuas (Fé, Esperança e Caridade) figuram lápides embutidas com inscrições de sentenças e preceitos da bíblia.
|
|