Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
<

[100TEAM] - VG MARCO DO CONCELHO

A cache by 100TEAM Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/07/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

ESTE VG É UM BOLEMBREANO DE 3ª ORDEM, OFICIALMENTE CONHECIDO POR: "MARCO DO CONCELHO 222,72 BOLEMBREANO

Translation
[100TEAM] - VG MARCO DO CONCELHO

Vértices Geodésicos:

Conjunto de todos os vértices geodésicos e das suas relações geométricas, distribuídos pelo país, colocado sem posições dominantes de forma a garantir intervisibilidade, devidamente coordenados. Estão materializados através de diversas formas geométricas, como pirâmides ou troncos de cone sobre cilindros tipo bolembreano, podendo ser também do tipo Pilar Cilíndrico S/Base cilíndrica ou ser de tipo Pilar Prismático, também são coincidentes com estruturas já existentes e/ou colocados sobre estas.

 Um VG ou vértice geodésico  (popularmente chamado 'talefe' em Portugal, e 'Pinoco' no Norte de Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.

A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:

  

1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km

2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km

3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km

 

O número de vértices existentes na totalidade do território (Portugal Continental e Regiões Autónomas) é, actualmente, de cerca de nove mil, repartidos por vértices de: Continente: 1ª Ordem (cerca de 120), 2ª Ordem (cerca de 900) e 3ª Ordem (com uma densidade aproximada de 1 vértice por cada 10 km²) Arquipélago dos Açores: cerca de 500 Arquipélago da Madeira: cerca de 150 A RGN é a infra-estrutura básica onde se apoia toda a cartografia do País, e que serve todos aqueles (empresas, autarquias e outros organismos públicos e privados) que, por força das suas actividades, necessitam de referenciar geograficamente os seus projectos (os Planos Directores Municipais, por exemplo).


          O Centro Geodésico de Portugal, está situado na Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. Encontrando-se a uma Altitude máxima ao Nível do Mar de 592m (anm/asl) é delineado fundamentalmente pelo Marco Geodésico padrão, pelo Museu da Geodesia e áreas envolvente de apoio e estacionamento. O Marco Geodésico, é conhecido popularmente por 'Picoto da Melriça', sendo constituído por um vértice geodésico de 1ª ordem, piramidal, em alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de altura e está desde à muito associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta iniciou-se no século XVIII, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou a Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a realização da Carta Geográfica do Reino.


          A importância do Marco Geodésico padrão, resulta de que foi a partir deste ponto, que se deu início à marcação dos restantes 8.000 vértices geodésicos de Portugal Continental.

 

Alguns sites uteis e de relevante interesse onde se pode colher informação sobre Marcos/Vértices Geodésicos:


http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9rtice_geod%C3%A9sico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geod%C3%A9sia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Triangula%C3%A7%C3%A3o_geod%C3%A9sica

http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/paper_cncg2009.pdf


O Container desta cache apenas tem Logbook, logo é necessário (obrigatório) material de escrita.

Os 100TEAM, embora possam achar chato da nossa parte todos estes alertas mas muito sinceramente iremos continuar a faze-los, pois, não queremos que seja por falta de avisos que algum Geocacher se venha a esquecer, que é por sua conta e risco que anda a jogar ou praticar este desporto aventura. É da sua inteira responsabilidade a abordagem a esta cache, que por motivos de segurança de cada um de vós, nunca deve ser feita sozinho, se for, avisem amigos de que a iram realizar. Não o devendo fazer caso não se sintam suficientemente à vontade para isso ou não o consigam, peçam ajuda a outros Geocachers mais experientes. Leiam bem e por antecipação toda a “Listing” e dados complementares disponibilizados pelos owners das caches antecipadamente à suas abordagens. JOGUEM SEMPRE EM SEGURANÇA!!!.

Obrigado pela compreensão de todos vós!

Os 100Team pedem a máxima atenção na abordagem à cache, Cuidado com a possível fragilidade das infra-estruturas que utilizam.

Por favor ajudem na preservação/melhoria do Container, do Logbook e da cache em si.

Os 100TEAM agradecem-vos!!!




This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Pyneb dhr bf 100Grnz fhovenz... Geáf hzn cvaçn!!! Snpvyvgn onfgnagr...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

38 Logged Visits

Found it 29     Didn't find it 1     Write note 1     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 4 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.