MATRIZ, MISERICORDIA E CANDEIAS
Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Matriz)
Arquitectura religiosa, gótica, manuelina, renascentista, maneirista, barroca. Igreja paroquial de grandes dimensões, de planta em cruz latina, 3 naves de diferentes alturas de 4 tramos, totalmente abobadadas, com coro-alto. Arcos quebrados moldurados estribados em meias colunas com pequenos capitéis fitomórficos separando os braços do transepto da nave, característicos do gótico; pilares octogonais com capitéis e anéis de folhagem, abóbadas de nervuras estreladas com fechos decorados com elementos heráldicos, descarregando em mísulas tronco cónicas, fiada de merlões chanfrados intercalados com coruchéus cónicos, elementos característicos do manuelino de faceta mudéjar; portal principal de proporções renascentistas; feição maneirista da capela-mor e capelas laterais no traçado dos arcos triunfais e na abóbada de caixotões da capela-mor. Torre sineira com cúpula barroquizante ornada de volutas. A igreja mostra muitos pontos de contacto com a matriz de Viana do Alentejo: no exterior os gigantes coroados por pináculos cónicos, arcobotantes e muros das naves coroados por merlões chanfrados, no interior os pilares octogonais seccionados por anéis vegetalistas, a modinatura dos arcos divisórios das naves, o coro-alto sobre arco muito rebaixado acrescentado também tardiamente. Retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional.
Igreja da Misericórdia e Capela de Nossa Senhora das Candeias
Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista. Igreja da Misericórdia de espaço unificado, com a zona da capela-mor apenas diferenciada por pavimento mais elevado, tribuna da sala da irmandade no alçado lateral direito; capela de Nossa Senhora das Candeias de proporções médias, de espaço diferenciado, com abóbada de cruzaria de ogivas na nave e abóbada estrelada na capela-mor, ambas assentes em mísulas. Sistema de abobadamento, mísulas e fechos com relevos e elementos decorativos característicos do manuelino; portais com frontões de cariz maneirista.
SOBRE A CACHE
A geocache não se encontra nas coordenadas publicadas, para aceder ao container deverá recolher as informações nos 3 pontos
- Em que ano foi classificado como MN (ABCD)
- Qual o dia do tricentenário da coroação(E)
- Data inscrita na torre sineira (FGHI)
FINAL - N38º (E+G).(BxExG)-(D+D+H) W007º (ExG)+C.Dx[(BxB)+(G-A)]
Trata-se de um container pequeno mas não permite trocas, contem logbook tragam material de escrita.
- Não comprometa a localização do container
- Seja discreto nas suas buscas
- Deixe tudo bem escondido e arrumado
- Tenha especial atenção aos MUGGLES
- As geocaches foram colocadas com a autorização da JF Alvito
Se por algum motivo 'extraordinário' não for possivel efectuar o log físico NÃO ABUSE envie-nos fotos e uma descrição de onde pensa estar o container.
Alvito Geocaching by GEON38
|