Skip to Content

<

#Bónus DownHill: A View Over A DH Track

A cache by Ribitas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/14/2015
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


CACHE

O objectivo desta série de caches, é poder mostrar um pouco o que o DownHill nos tem para oferecer, a sua história, as suas montanhas, as suas pistas e os seus obstáculos. Aqui vai-nos aparecer de tudo um pouco do que gostamos, natureza, adrenalina, convívio e muita alegria.

A tarefa para a Bónus desta série não será facilitada, contudo a descoberta da coordenada final será encontrada ao longo do percurso, só a terão que a inserir no GeoChecker para obterem as coordenadas finais, por isso estejam atentos ao LogBook

Não irão existir WayPoints, pois no DownHill, cada um poderá traçar o seu trilho!


HISTÓRIA

DownHill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do mountain bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 1970. Em Portugal, a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido por todo o país. Ciclistas "hippies" da época, cansados do uso da bicicleta somente no alcatrão, encontravam-se nas montanhas de Marin County, perto de São Francisco, Califórnia, para descer a montanha. Para isso, utilizavam bicicletas tipo cruiser e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e travões mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly, entre outros. Hoje em dia, todos são empresários da indústria das Mountains Bikes. O DownHill foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.

EVOLUÇÃO

As competições de DownHill são recentes, o primeiro Campeonato Mundial foi realizado no Colorado (EUA), em 1990, e ganho pelo norte-americano Greg Herbold. As pistas eram verdadeiros estradões de terra, com trilhos abertos sem grandes obstáculos onde a velocidade era rainha. Com o tempo, essas pistas foram se tornando mais técnicas com a inclusão de single tracks (trilhos estreitos), jardins de pedras, drop-off (salto na vertical com aterragem mais perto da zona de salto), gaps (salto na vertical com aterragem mais afastada da zona de salto) e duplos (obstáculo composto de rampa de lançamento e rampa de recepção com buraco no meio das duas), ou mesas (o mesmo que o duplo mas sem buraco). Fazem parte das dificuldades que também ajudam a técnica do piloto a evoluir, raízes, valas, erosões e a lama. Estas dificuldades acabaram por desenvolver tecnologicamente a bicicleta e os equipamentos de protecções.

PRÁTICA

Os desportistas desta modalidade usam várias proteções pois as quedas no DownHill não são pequenas e podem-se aleijar facilmente. Usam capacetes com proteção para o queixo e pescoço, caneleiras próprias para DH, joelheiras, cotoveleiras e proteções do peito e costas. Utilizam-se óculos de protecção pois podem saltar pedras, e com a velocidade a descer os nossos olhos começam a lacrimejar, e isso afecta em muito a condução do ciclista. Neste desporto é necessário muita técnica em descidas, saltos e pisos irregulares e uma grande capacidade de concentração. Para se ser um bom praticante de DownHill é necessário ter uma excelente forma física. Não é necessário apenas saber descer, visto que em muitas pistas de Downhill o atleta tem de passar por algumas subidas. Deve-se treinar sprints pois são muito úteis em zonas mais fáceis de um percurso de Downhill assim como se deve treinar a resistência, necessária em qualquer modalidade do ciclismo. Para se poder chegar longe nesta modalidade os ciclistas antes de se fazerem à pista devem estar relaxados, e já em descida não ir tenso, tendo em atenção ao posicionamento do corpo, sempre inclinado para trás para uma melhor aderência ao percurso e evitando quedas criticas.

BICICLETA

Atualmente não se pensa em praticar downhill, principalmente em competições, sem uma bicicleta com um quadro preparado para aguentar grandes impactos, com suspensões de no mínimo 180mm de curso tanto na roda traseira como na dianteira, travões de disco de hidráulico e pneus largos com compostos macios para maior aderência ao terreno. Aliás, o desenho dos pneus difere conforme o terreno a ser utilizado, como terreno seco ou molhado/lama. Além disso, na bicicleta de DownHill não existe mudanças à frente. No seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a transmissão a funcionar apesar de todas as trepidações que a pista transmite à bicicleta. A geometria e posição do quadro da bicicleta relativamente ao chão também difere das outras modalidades. Esta por ter a suspensão da frente mais alta tem uma certa inclinação para trás, o que também ajuda nos trilhos, pois estes são sempre com inclinações muito acentuadas, e esta inclinação do quadro faz com que o ciclista tenha menos probabilidades de cair para frente. A bicicleta de DownHill exige o maior desenvolvimento tecnológico dentro de todas as modalidades do ciclismo tendo um peso em média de 20 kg, podendo variar de 16,5 kg a 23 kg e este é um dos responsáveis pelo fascínio que este desporto causa nas pessoas. Hoje em dia estuda-se a geometria do quadro, materiais e ligas mais leves e resistentes, controlo de curso de suspensões através de ar ou óleo, travões hidráulicos com regulações de modulação (travção mais progressivo ou mais "estanque"), etc.

#1 DownHill: The Gap That We All Want

#2 DownHill: Take This With Speed

#3 DownHill: The Garden Rock

#4 DownHill: The Real HighWay

#5 Downhill: Maximum Adrenaline

#6 DownHill: Road Gap

#7 DownHill: Wallride

#8 DownHill: A Tunnel In The Forest

#9 DownHill: Finish With A Big Drop

Additional Hints (Decrypt)

Crqenf

Pnfb aãb graunz pbyuvqb nf pbbeqranqnf, vafvenz nf iveghnvf ab TrbPurpxre.

UQ: 915565052

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

43 Logged Visits

Found it 39     Write note 3     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 29 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.