'Este antigo ramal ferroviario que percorre 3 concelhos alentejanos , Evora , Arraiolos e Mora , foi convertido em Ecopista na sequência de um protocolo celebrado entre a REFER , proprietária do Ramal desactivado e as 3 câmaras Municipais com vista é integração da mesma na rede nacional de percursos cicláveis e pedonais , tal como promover a recuperação de património histórico em mau estado de conservação.
O Ramal de Mora era uma linha ferroviária Inaugurada em 20 de Abril de 1907 , inicialmente entre Évora e Arraiolos, este ramal depressa se estendeu até Mora, tendo ficado concluído em 11 de Julho de 1908. Em 1972, existia uma ligação em cada sentido. O comboio partia de Évora às 11:30, chegava a Mora às 13:25 e regressava às 13:50. O tempo de percurso era de 2 horas (para percorrer os 61 kms do ramal).
A circulação de passageiros neste ramal era assegurada pelas automotoras Nohab , entradas ao serviço em 1948 e renovadas na década de 80.
Infelizmente este ramal nunca teve muita procura quer de passageiros, quer de mercadorias, tendo sido encerrado em 1987 e desde então ficou completamente ao abandono.
A Ecopista3.0 está aberta a todos os ciclistas ou pedestres amantes desta nova forma de “Turismo” que é o Geocaching!.'
O percurso:
Este power trail tem como palco a ecopista de Évora. O antigo ramal ferroviário Évora-Mora, convertido em ecopista, é ideal para passeios de bicicleta e caminhadas. Convém salientar que regra geral existem muitos muggles a praticar desporto ou a passear, como tal é necessário algum cuidado na retirada e colocação dos containers.
- Não é permitida a utilização de veículos motorizados.
- Seja um geocacher consciente, proteja a Natureza
- Use roupa e calçado confortavél
- Leve água e snacks, mantenha-se nutrido e hidratado
|