Porto Do Caniçal
O Caniçal é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Machico, com 11,85 km² de área e cerca de 3924 habitantes.
Localiza-se a uma latitude 32.733 norte e a uma longitude 16.733 oeste. A principal atividade é a pesca.
O porto do Caniçal foi construído no início de 1990. Inicialmente o objetivo era a instalação de um terminal de apoio á Zona Franca Industrial da Madeira, pois este estava vocacionado para a operação de contentores e a atividade da pesca.
Atualmente foi permitido a transferência de uma parte significativa do atual movimento do porto do Funchal.
Deste porto desembarca a “famosa” frota piscatória do Caniçal à procura do tão procurado atum e gaiado, o ganha-pão de grande parte das famílias do Caniçal.
Neste momento somos uma frota cerca de 20 a 25 atuneiros um deles considerado o melhor atuneiro da Europa (Progresso Futuro). Depois a época do mar (atum e gaiado) os pescadores celebram a festa da Nossa Senhora da piedade, realizando uma procissão aquática, sendo os peregrinos transportados em barcos engalanados na maior parte barcos de pesca, evidenciando uma grande devoção por Nossa Senhora da Piedade entre os pescadores.
O barco que transporta a imagem da Nossa Senhora da Piedade é escolhido por sorteio duas semanas antes da realização da festa.
A procissão embarca do porto do Caniçal em direção á Quinta do Lorde. Quando os barcos param na Quinta do Lorde, os participantes continuam a procissão a pé até à capela. A imagem da Nossa Senhora da Piedade é então levada até ao barco e depois para a vila do Caniçal para a celebração.
A procissão é acompanhada com hino tradicionais dos devotos e pela música da banda da terra. No dia a seguir, é feita nova procissão de barcos para devolver a Santa á sua Capela.
|