Biblioteca Municipal de Vila Verde - Professor Machado Vilela
Inaugurada a 16 de Dezembro de 1995, este espaço público de leitura e promoção do livro, da cultura e das artes vilaverdense vive um dos seus períodos mais intensos, com actividades culturais diárias para crianças, jovens e adultos.
A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela está instalada no antigo edifício dos Paços do Concelho, que foi recuperado e adaptado para as novas funções. Foi inaugurada em 16 de Dezembro de 1995.
Para efeitos de instalação da Biblioteca, foi assinado o Contrato-Programa entre a Câmara Municipal e o IPLB, em 16 de Dezembro de 1987. A Biblioteca ‘herdou’ o nome do Professor Álvaro da Costa Machado Vilela, em homenagem a este ilustre académico, que legou parte da sua Biblioteca particular ao Município.
A Biblioteca encontra-se já apetrechada com acesso à internet sem fios (wireless) e está a concluir o processo de certificação de qualidade dos seus serviços.
Caracterização
Trata-se de uma Biblioteca do tipo BM1, com a seguinte dinâmica:
Espólio
Monografias 22700
Periódicos 15
Vídeos 3000
Áudio 1500
Utilização
N.º de leitores inscritos 5700
Empréstimo mensal 400
Catálogo electrónico
n.º de registos (MFN) 22000
«É um espaço de cultura por excelência, de que o Município de Vila Verde e os vilaverdenses se orgulham», salienta do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. Este destaca mesmo que «tem sido uma das sala de visita do Concelho em diversos momentos de relevo da actividade municipal. Para além de que constitui um espaço de promoção do livro, da leitura, de actividade cultural, de formação académica e de valorização do uso das novas tecnologias».