Longra é uma vila situada no concelho de Felgueiras. Principal localidade do sul do concelho localiza-se a quatro quilómetros da sede de concelho, a cidade de Felgueiras, a 21 quilómetros de Guimarães, a 36 de Braga, a 18 de Penafiel e a 45 da capital de distrito, a cidade do Porto.Parte considerável destes percursos está coberto por auto-estrada, sendo efectuada a ligação à A4, a curta distância de Longra.
História
A Longra começou por ser um lugar, pertencente à freguesia de Rande, cujo epicentro, como local de confluências das gentes da área circunvizinha e fixação de bens e serviços, transformou-se numa povoação urbana. Como tal, a Longra sempre foi uma localidade com vida própria, não necessitando os seus habitantes e frequentadores de se deslocarem a outros centros para se abastecerem ou conviverem, costumando-se dizer, por isso, que na Longra há quase tudo. Longra foi elevada à categoria de vila a 01 de Julho de 2003, em sessão desse dia na Assembleia da República. Assim, embora algo tardiamente, foi justa a sua elevação a vila.
Engloba actualmente, como vila, parte da anterior povoação da Longra, da freguesia de Rande, e outras parcelas das vizinhas freguesias de Sernande, Pedreira e Varziela. A vila da Longra tem presentemente feira franca quatro vezes ao ano, na linha de anterior feirão que existiu desde meados do Século XIX aos princípios do Século XX. Igualmente é organizado na Longra, anualmente, um Desfile de Carnaval com grande fama na região.
A história de Longra ficou imortalizada pela publicação em 1997, em volume monográfico, intitulado 'Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras', de Armando Pinto.
Toponímia
O nome provém de Longara, conforme vem in Leges, no séc. XIII – significando algo arqueológico. Aliás, na fronteira das freguesias de Rande, Varziela e Sernande, foram ainda recentemente (já nos inícios do séc. XXI) descobertos vestígios arqueológicos de antigo povoamento da Idade do Bronze, o povoado de Cimalha. Cujo nome ainda presente consta em lugares das freguesias de Rande e Sernande, ou seja Cimalhas de Cima e de Cimalhas de Baixo.
Comércio
O comércio é uma fonte de desenvolvimento de Longra, com os estabelecimentos distribuídos pelos diversos ramos. Assim, entre outros, Longra possui supermercados, restaurantes, cafés, clínicas médicas, gabinetes de contabilidade, agências de seguros, stands de automóveis.
Indústria
Longra foi pioneira na indústria do concelho. Inicialmente, através da fundição, ferraria e serralharia civil. Mais tarde, já no século XX, foi também pioneira na indústria da panificação, metalurgia e metalo-mecânica.
Possuiu fábricas de grande envergadura, empregando trabalhadores de todas as freguesias do concelho, bem como dos concelhos limítrofes. Algumas destas unidades fabris vieram a fazer mais tarde parte do pólo industrial, mais conhecido por Zona Industrial de Longra. No sector do calçado existem também várias unidades fabris, correspondendo à tradição existente no concelho. Também outros sectores e outros ramos produtivos existem em Longra.
Saúde e assistência
A Longra tem neste sector forte tradição, possuindo desde 1941 o Posto Médico, actualmente designado Centro de Saúde (Unidade de Saúde - Extensão do Centro de Saúde de Felgueiras), com vínculo à Administração Regional de Saúde do Norte.
O Centro de Saúde da Longra, cuja área oficial abrange oito freguesias, além de muitas outras de onde são oriundos beneficiários inscritos na Longra, por opção, num total de mais de 12.000 utentes, é o segundo mais importante do concelho, logo a seguir ao da sede de Felgueiras, suplantando por exemplo em número de utentes os da cidade da Lixa e o da vila de Barrosas. Tem funcionado no edifício da Casa do Povo da Longra, mas presentemente encontra-se numa fase de transição instalado em edifício pré-fabricado, devido à necessidade de expansão, visando próxima transferência para edifício próprio de construção de raiz, em terreno cedido pela mesma Associação Casa do Povo da Longra.
Igualmente está estabelecida uma farmácia, existente há longas décadas.
Cultura
Existe uma Casa do Povo, organismo criado por despacho Ministerial de 26 de Abril de 1939. Instituição esta actualmente oficializada como Associação Casa do Povo da Longra, englobando sala de espectáculos, biblioteca e museu etnográfico. São realizadas várias acções pelas respectivas secções etnográfica e cénica. Possui um Rancho Folclórico (Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, fundado em 1994) e um grupo de teatro (Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra, criado em 1996).
|