Um pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar ou guardar animais como ovelhas, cabras e outros. Os historiadores acreditam que a domesticação de animais pelos seres humanos tenha ocorrido no período neolítico.
Os abrigos de pastor são feitos de diversos materiais: xisto, granito, madeira etc e servem para resguardá-lo das intempéries. Muitos deles tem também a função de abrigar os próprios animais.
Em Portugal, há os cortelhos - pequenas construções usadas para abrigo dos pastores, encontradas por exemplo na Serra da Peneda e noutros locais da Europa (picos da Europa, Pirenéus e Irlanda) A tipologia dos cortelhos é geralmente de base circular, podem ter um ou dois pisos, com um diâmetro que pode ir até cerca de 3 metros e uma altura que pode atingir 4 metros. Algumas destas construções eram cercadas por um muro, chamado “bezerreira”. Estas construções fazem parte do património etnográfico e cultural português. Na Serra Amarela são chamados de casarotas.
As Brandas de gado, ou Verandas constituem aglomerados de cortelhos, para onde se deslocavam as populações que acompanhavam os animais.
Existem também pequenas carroças de madeira móveis (em alemão: Schäferkarren), puxadas por uma vaca ou cavalo, dando espaço somente para o pastor. Hoje na maioria apodrecidas encontram-se em museus especializados. Desde 1974 o eremita e artista alemão Hans Anthon Wagner vive numa destas carroças...