Skip to content

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá Gatarron,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias (este prazo não é rigoroso enquanto a pandemia COVID-19 se mantiver - a manutenção deverá ser feita sempre em segurança, pois a sua saúde está primeiro que a saúde da cache!).

Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

Bairro Grandella

A cache by Gatarron Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/29/2016
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Bairro Grandella

O Bairro Grandella é um bairro operário de Lisboa construído por Francisco de Almeida Grandella entre 1902 e 1904 para alojamento dos operários da sua fábrica na antiga Quinta dos Loureiros.

O bairro, terminado em 1910, é constituído por um conjunto de 70 habitações, dispostos em dois grandes corpos edificados que formam igual número de quarteirões. Estes corpos dividem-se em dois pisos, nos quais a habitação superior tem acesso directo à rua através de escada com alpendre. Numa outra zona dos quarteirões foram edificadas as moradias unifamiliares, destinadas aos encarregados da fábrica. 
No topo de cada um destes blocos, foram construídos dois edifícios de grandes proporções, cuja fachada é precedida por escadaria, possuindo pórtico apoiado em seis colunas, com frontão decorado com a insígnia de Francisco Grandella, acompanhada pela divisa "Sempre Por Bom Caminho e Segue".

Actualmente, a creche funciona na antiga escola primária, e o edifício do anterior infantário é agora ocupado por uma extensão da Biblioteca-Museu República e Resistência, cuja gestão está a cargo da Junta de Freguesia de Benfica.

 

Francisco Almeida Grandella

 

Francisco de Almeida Grandella (Aveiras de Cima, 1853 - Foz do Arelho, 1934) foi um empresário e filantropo português do início do século XX e um político republicano. Foi o pioneiro das vendas por catálogo em Portugal e fundou, em 1891, dos Armazéns Grandella, no Chiado, a primeira grande superfície comercial em Portugal, inspirado no modelo de armazéns em voga na altura em Londres e Paris. 

Foi ainda um convicto republicano, tendo sido eleito para a primeira vereação republicana da Câmara Municipal de Lisboa, onde exerceu funções entre 1908 e 1912. Durante a sua vida levou à prática os ideais republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade através de várias obras sociais que constituem um legado importante. Para além do Bairro Grandella, construiu escolas primárias na Foz do Arelho (onde faleceu), Tagarro e na sua terra natal de Aveiras de Cima.

Na arquitetura destes edifícios, de pórtico triangular neo-clássico suportado em colunas, é notória a influência maçónica do seu patrono, apesar de alguns destes símbolos maçónicos terem sido retirados durante o tempo do Estado Novo.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Bairro Grandella em Lisboa, Foz do Arelho, Tagarro e Aveiras de Cima

  

Entre o pragmatismo dos negócios e o idealismo da vida pública, Francisco Almeida Grandella tinha ainda uma faceta de bon vivant e amigo dos prazeres da vida, sendo um dos fundadores do Clube dos Makavenkos, uma sociedade recreativa de acesso restrito que funcionava numa cave no edifício do antigo Teatro (depois Cinema) Condes, nos Restauradores.

 

Fontes:

Direção-Geral do Património Cultural

Câmara Municipal de Lisboa

 

Outras caches relacionadas com Francisco Almeida Grandella:

Francisco de Almeida Grandella, Aveiras de Cima

Sanatório Albergaria, Loures

Homenagem a Francisco Almeida Grandela, Foz do Arelho

 

Flag Counter

 

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Qb ynqb rfdhreqb qr dhrz fr fragn, baqr fr cbqr rapbafgne n pnorçn cnen qbezve hzn fbarpn.
[EN] Ba gur yrsg fvqr bs jurer lbh fvg, va gur cynpr jurer lbh jbhyq ynl lbhe urnq gb gnxr n anc.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.