ALMINHAS DO SOBREIRO (1.3)
1 - Percurso DUMIUS CULTURALIS
Edukaminho1 , em parceria com a ACRD/MV (Associação Cultural e Recreativa de Dume, através da sua secção especializada Moinho Vivo), secção esta pro ambiental, orientada pela trilogia Natureza-Progresso-Vida, pretendem proporcionar aos geocachers um contacto com Dume.
O nome do percurso DUMIUS CULTURALIS (retomado de um Boletim Informativo que foi, em tempos, publicado pela ACRD), é, nesta iniciativa, o nome do percurso integrador das caches que chamarão a atenção dos geocachers para diversos aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos e espirituais… de Dume. Porém os aspetos, nesta série abordados, terão a ver com os locais mais periféricos.
Informação disponível:
A informação partilhada nesta cache, possível graças à cortesia do Sr. Alberto Costa Magalhães, é a seguinte:
Lugar do Carvalhedo, Rua das Travessas. Orago Almas do Purgatório. Existiam encastradas num vetusto sobreiro que sucumbiu. Com projeto do dumiense Alberto Costa Magalhães, foram reconstruidas em Julho de 2015, em betão e alvenaria de granito aparente, cujos trabalhos foram geridos pelos Srs. António Ferreira da Costa e José Alves Gonçalves.
A inauguração e bênção teve lugar em 11/10/2015, com missa solene no local presidida pelo Sr. Prior de Dume, Armindo Ribeiro Alves e presença do Sr. Padre José Duarte, cuja lápida foi descerrada pelos Sr. Prior de Dume e pelo presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, Sr. Francisco Manuel Pereira da Silva.
A sua atual fabriqueira revela grande estima e espírito de conservação. Foi-lhe aposta uma lápide da efeméride, que refere: “ALMINHAS DO SOBREIRO. RECONSTRUIDAS NO ANO DE 2015 PELOS DEVOTOS DE DUME E PALMEIRA”.
Conforme texto de Luís Pinheiro, in ALMINHAS, NICHOS E CRUZEIROS DE PORTUGAL – Fasciculo II, p. 23, de 1958, lido pelo Sr. Prior na homilia: “É no tronco deste vetusto sobreiro que há cerca de 30 naos foi aberto um nicho quadrangular, onde foi colocado um painel de «alminhas», com umas grades de ferro a resguarda-lo, cravadas no mesmo tronco. E nele foram também abertas, na parte inferior do nicho, duas fendas, uma para as esmolas e outra por onde estas eram retiradas. Este nicho foi aberto para substituir outro que há muito tempo lá existia, e hoje se encontra no interior do tronco, que, com o crescimento, as engoliu!”
Considere o nosso desafio: nos mais diferentes contextos, textos e pretextos, construa também o seu texto, especial e único, de domingo a sábado, neste “berço” com Séculos de História: Dume, no contexto desta cache.
A CACHE
A cache é do tipo tradicional, micro e magnética, contém logbook com stashnote.Levar material de escrita.
Por favor, feche bem ocontainer e recoloque o mesmo como o encontrou. É isso, você sabe que a durabilidade da cache depende muito da sua melhor atenção. Seja discreto.
Faça CITO, se possível.
Obrigado.
Não é pequena a casa onde cabem muitos amigos
S. Martinho de Dume