Mós, ou As Mós como também é conhecida, é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa e pertencente ao distrito da Guarda. É uma aldeia característica do Douro Superior, situada a 300 metros de altitude, num vale encaixado entre rosários de outeiros e de montes, atravessada por um ribeiro, uma linha de água do tipo torrencial que começa nas encostas de Sobradais (na vizinha povoação de Santo Amaro) e vai juntar-se ao ribeiro de Murça para terminar no rio Douro.
Brasão
Escudo de vermelho, com duas mós de prata, furadas do campo e um perfil de carril de ouro; em chefe, dois ramos de laranjeira de prata, floridos do mesmo, o da dextra posto em banda e o da sinistra em barra; campanha diminuta de três burelas ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Mós - Vila Nova de Foz Côa".
Origem
Segundo parece provável, o termo "MÓS" provém do vocábulo latino "MOLAS" com o significado de moer, tendo sofrido as modificações fonéticas de síncope, assimilação ecrase, a partir de sua origem latina "MOLAS".
Encontra-se nesta mesma forma latina, na sua origem, aplicada à freguesia de Mós do concelho de Vila Nova de Foz Coa no foral de D. Afonso Henriques.
Cache
A cache encontra-se bem no coração da aldeia.
Por isso mesmo pedimos alguma descrição na procura.
Conteiner de tamanho micro apenas com logbook, levem com que escrever.