Skip to content

Convento de São Bernardino Traditional Geocache

Hidden : 04/06/2016
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Convento de São Bernardino

“Este imóvel franciscano foi o primeiro construído fora do Funchal, em 1480, tendo por base uma antiga ermida, aqui existente desde 1459. Situado num lugar solitário e ermo deste Concelho de Câmara de Lobos, o convento era propício à vida eremítica de oração, silêncio e contemplação. Como orago foi escolhido S. Bernardino de Sena, um santo franciscano, “uma das quatro colunas” da observância italiana do séc. XV.

Na sua beleza artística, o imóvel guarda no seu interior a memória da vida de Frei Pedro da Guarda, o frade franciscano que marcou o convento com o testemunho heroico das suas virtudes. Aqui viveu exemplarmente, durante cerca de vinte anos, e veio a falecer a 27 de julho de 1505, com fama de santidade. Já no séc. XVII, o autor de uma biografia sobre Frei Pedro sublinhava e enaltecia o testemunho extraordinário de vida evangélica e caridade daquele que “teve o dom da profecia” e “penetrava o coração de todos”.” (D. António Carrilho, 3 de maio de 2015)

“Considerando a importância do património arquitetónico edificado e, em especial, do espírito do lugar, a Câmara Municipal estabeleceu como prioritária a recuperação deste valioso conjunto edificado, tendo como objetivo potenciar a sua valorização turístico-cultural, adequadamente compatibilizado pela vivência espiritual e eclesiástica do mesmo.

O projeto de requalificação foi do arquiteto Vítor Mestre, que evidenciou “um conjunto de elementos arquitetónicos únicos na Madeira” contemplando a obra “a recuperação de todo o património edificado e a criação de um novo elemento arquitetónico, por forma a adaptar o edifício para funcionar como museu”.

A recuperação do conjunto monumental representou um investimento de 2,1 milhões de euros.” (In Funchal Notícias, 2 de maio de 2015)

 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)