Lusitanos, a tribo que os romanos demoraram 200 anos a dominar.

Comandados por Viriato e outros guerreiros, os Lusitanos resistiram durante 200 anos aos invasores romanos, conquistando o próprio respeito dos inimigos.

Habitando a península ibérica desde a idade do ferro, os Lusitanos são considerados um povo sem história pelo fato de não terem deixado registros antes da chegada dos romanos.

Já na fase de expansão do Império Romano, há muitas fontes sobre os Lusitanos. Estes resistiram durante muito tempo à invasão e dominação dos romanos, que veio a acontecer em 29 a.C.. Logo em seguida, foi criada a província romana da Lusitânia que é correspondente a praticamente todo o território de Portugal nos dias de hoje.
O processo de dominação romana foi demorado e complicado, isso porque os Lusitanos eram reconhecidos por serem hábeis na luta de guerrilhas. Como grandes combatentes, estiveram presentes como tropas mercenárias na maioria das famosas guerras da História Antiga. Apesar de serem pacíficos, quando não incomodados, os Lusitanos tinham uma preparação militar diferenciada e eram grandes combatentes. Até as mulheres eram corajosas combatentes que dividia lado a lado os campos de batalha com os homens.

Com a morte de Viriato, Roma avançou matando e destruindo tudo que encontrava pela frente. Mas isso não foi suficiente para calar os lusitanos, que permaneceram sem a total submissão
Compass Team

Boas cachadas
 |