
Sumidouro
Sumidouro é o ponto em que um curso de água superficial penetra no solo e consiste numa abertura natural que se comunica com uma rede de galerias e através das quais o curso de água adentra o subsolo.
Quando têm tampões de neve ou gelo têm o nome de Tesereft.
Os Sumidouros são locais preferenciais de infiltração de águas superficiais nos carstes.
Os sumidouros das Terras do Risco
As Terras do Risco constituem uma depressão quase fechada, de origem complexa, situada entre o Píncaro e a terminação ocidental do anticlinal da Cadeia da Arrábida.
Os traçadores injectados em sumidouros que existem nas margens da depressão e escoam parte das águas das enxurradas para o endocarso foram recuperados na Lapa dos Morcegos (Fojo), situada ao nível do mar, cerca de 1km a sudeste e 170 metros abaixo, após um percurso de cerca de quatro dias.(Crispim et al, 2006)
A importância desta traçagem resulta do facto de pela primeira vez ter sido definida uma direcção de escoamento subterrâneo no aquífero cársico jurássico da cadeia da Arrábida.
Conclui-se que, pelo menos em distâncias afastadas cerca de 1 km da costa, a circulação se dirige para sul, utilizando circuitos que apresentam mais do que uma fase de evolução durante o Quaternário.
O tempo de residência da água no aquífero é superior ao avaliado para outros aquíferos cársicos do jurássico português, o que pode ser devido ao facto de se tratar de um aquífero costeiro.(Crispim et. al., 2006).

Os sumidouros podem ser:
1- Permanentes, quando absorvem as vazões de riachos, córregos ou mesmo de rios.
2- Acidentais, quando atuam unicamente nas enchentes das drenagens superficiais.
3- Intermitentes, quando funcionam somente nas épocas chuvosas.
Hidrogeologia da Arrábida
A Serra da Arrábida encontra-se menos recortada pela rede hidrográfica, que as restantes áreas adjacentes da península de Setúbal. A circulação superficial da água é reduzida e intermitente, sem verdadeiros cursos de água, ou apenas de natureza torrencial.
A fracturação e características físicas dos calcários, favorecem a infiltração e o desenvolvimento de aquíferos cársicos, sendo os da Arrábida insuficientemente conhecidos e de difícil interpretação.
Aquíferos Cársicos
A elevada capacidade de infiltração nas regiões calcárias condiciona a disponibilidade de recursos hídricos superficiais. Recursos que se encontram sobretudo na forma de aquíferos cársicos e se revestem de vários problemas, nomeadamente uma elevada vulnerabilidade à poluição, pelo que é vital conhecê-los e protegê-los.
Para concluir esta Earthcache, terá que me enviar por email as respostas as seguintes perguntas:
1- Explique por palavras suas o que é um Sumidouro?
2- Como classifica este Sumidouro?
3- Qual o diâmetro deste Sumidouro?
4- Qual a altura deste Sumidouro?
5- Por quantas linhas de água é alimentado este Sumidouro?
6- Qual o desnível entre a boca do sumidouro e a praia?
Qualquer logue ao qual eu não tenha recebido as respostas associadas ao mesmo será apagado sem aviso prévio.
