Cabeço - Alvoco da Serra Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

Esta é uma cache de homenagem a um local onde em tempos as várias famílias de Alvoco da Serra cultivavam a terra e guardavam os rebanhos de cabras. O processo de rega era realizado a partir dos denominados "giros". Neste local em particular, a rega fazia-se a partir do Giro da Vinha do Negas.
"O rei dos giros da bacia hidrográfica de Alvoco é, sem dúvida alguma, o giro da Vinha do Negas. Prolonga-se por 27 dias e cobre uma vasta área, que vai desde as terras onde nascem as fontes mais abundantes do regadio, até S. Sebastião (onde se encontra com o giro do Porto Lobo), Covão e Cachafal, até à Carqueijeira de Cima e de Baixo, Bardo Velho e Rabaçal, onde as outras propriedades são regadas com a água da Ribeira.
Cada parcela de terra só tinha um determinado tempo, em cada 27 dias. Como podia ser? As terras pobres e arenosas de Alvoco aguentavam estar 27 dias por regar? As culturas nelas semeadas vigoravam durante todo esse tempo? De modo nenhum.
Para ser dada resposta a esta questão, sabiamente, a água não vai ser distribuída segundo a lei da proximidade, mas saltitando para lugares mais afastados, onde normalmente o mesmo dono tinha outras propriedades, aproveitando a oportunidade para assim regar umas e outras."
em Monografia de Alvoco da Serra, de António Mendes Aparício
Coordenadas do início do trilho: N40º 17.747 W007º 40.349
Na rua da Bouqueira virar no trilho à direita.
Nota: Este trilho é um caminho público. Por vezes são colocadas "vedações" ou "tábuas" a tapar a passagem para o gado que costuma aqui passar não fugir. Podem passar e repor essas vedações.
Additional Hints
(Decrypt)
Ohfpn b Snenó. Whagb nb gevyub, à rfdhreqn qr dhrz fbor.