História
Em 1937, logo após a extinção da Colónia de Férias da Costa da Caparica que se destinava aos aprendizes das oficinas da Companhia dos Caminhos de Ferro, foram implantadas, na propriedade de Colares, uma série de estruturas de madeira entre as quais dormitórios, refeitório, cozinha e enfermarias, sendo de alvenaria apenas a residência do responsável, o reservatório de água, a fossa moura, as retretes e os lavatórios.
Finalmente, em 1943, é inaugurado um novo e moderno estabelecimento que apenas interromperá o seu funcionamento como colónia de férias no verão de 2004. Hoje, todo este importante conjunto arquitetónico e paisagístico encontra-se desafortunadamente devoluto, tendo em 2013 a actual empresa (...), colocado à venda a propriedade.
De momento o conjunto de edifícios está classificado como Monumento de Interesse Municipal.
Informação retirada de: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/12631552/
Ao colocar a cache, verifiquei que o terreno passou para venda... Vou tentar manter a página actualizada sempre que obter informações sobre este assunto. Levar material de escrita. Por favor não coloquem fotos do container para não antecipar a surpresa dos futuros geocachers :)
Mensagem dos owners: "Primeiro que tudo, devo agradecer a todos os geocachers que visitaram esta cache e pelos favoritos que foram deixando, sem dúvida foram uma boa motivação para outros projectos que vêm por aí. Depois, e como somos verdadeiros, não podemos de nos deixar manifestar quanto à forma como as caches são nomeadas, não achamos que é o método mais justo, nem o método que realmente premeia a melhor cache, apesar de estarmos completamente de acordo com o facto de haver o reconhecimento para os excelentes trabalhos que alguns geocachers nos vão dando, pena muitos deles ficarem de fora."