ENTRE PORTAS (1.4)
1 - Percurso DUMIUS CULTURALIS
Edukaminho1, em parceria com a ACRD/MV (Associação Cultural e Recreativa de Dume, através da sua secção especializada (Moinho Vivo), secção esta orientada pela trilogia Natureza-Progresso-Vida, pretende proporcionar aos geocachers um contacto com Dume (ex-freguesia agora integrada na União de Freguesias Real-Dume-Semelhe, Braga, Portugal).
O nome do percurso DUMIUS CULTURALIS (retomado de um Boletim Informativo que foi, em tempos, “mensageiro” da ACRD/MV), é, nesta iniciativa, o nome do percurso integrador das caches que chamarão a atenção dos geocachers para diversos aspetos geográficos, históricos, culturais e espirituais… de Dume.
Considere o nosso desafio: nos mais diferentes contextos, textos e pretextos, construa também o seu texto, especial e único, de domingo a sábado, neste “berço” com Séculos de História: Dume, no contexto desta cache.
O nome da cache:
Esta multi-cache, a primeira deste percurso, pretende chamar a atenção para um local pacato e rural, com um nome curioso onde são notórios um conjunto de belos exemplares da espécie arbórea Quercus suber, esta (protegida por lei, como saberá), sobreiros estes hidratados pela água que corre na mina, água fresquinha no verão, que, segundo um dos habitantes, “vem de um poço em rocha”, mais acima .
A cache não se encontra nas coordenadas iniciais. Assim, depois chegar a Entre Portas, concentre a sua atenção no waypoint que se segue.
Way point.
Para chegar ao ponto final ou sítio da cache, nas proximidades das coordenadas iniciais, terá que recolher alguns dados e aplicá-los na seguinte fórmula:
N 41º 34.792+X e W 008º 26.454-Y
X – Número de sobreiros agrupados (nº par);
Y - Número de degraus que dão acesso à mina (nº par; porque alteradas as condições do local, procurar informação magnética, disponível no corrimão de ferro, no canto horizontal, do acesso às escadas, na parte inferior, do referido corrimão);
Contas feitas, go on para as coordenais finais, onde encontrará a cache por si procurada.
A CACHE
A cache é tradicional, de tamanho pequeno, contém logbook com stashnote e prendas para trocas. Levar material de escrita. Atenção: A CACHE NÃO ESTÁ NO MURO!!!
Por favor, feche bem o container e recoloque o mesmo como o encontrou. É isso, você sabe que a durabilidade da cache depende muito da sua melhor atenção. Seja discreto.
Faça CITO, se possível.
Obrigado.
Não é pequena a casa onde cabem muitos amigos S. Martinho de Dume