Gondomar é um concelho que pertence ao distrito do Porto situando-se na margem direita do Rio Douro e cuja principal atividade é a ourivesaria, sendo que a longa tradição na arte de trabalhar o ouro tem sido reconhecida a nível internacional e lhe vale o título de "Capital da Ourivesaria". No ranking das oito maiores empresas portuguesas de joalharia e ourivesaria cinco são gondomarenses, registando a ourivesaria cerca de 60% da produção nacional.
A importância desta atividade no concelho está bem representada no brasão da cidade onde se pode observar o coração de filigrana de ouro esmaltado de azul, acompanhado por uma grinalda de oito espigas de trigo de ouro:
005.80º14N
A filigrana, enquanto campo privilegiado nas ourivesarias gondomarenses, ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais. Trata-se de uma arte exclusivamente manual, exigindo dos artesãos um trabalho muito paciente, imaginativo e de grande destreza. Os metais são trabalhados através de fios entrelaçados que dão origem a diferentes obras de arte de vários padrões.
Trata-se de uma arte milenar, as primeiras peças de filigrana em Portugal foram descobertas entre 2500 e 2000 AC, no entanto a sua origem não está determinada com exatidão, sabendo-se apenas que era dominada por várias civilizações como os Indianos, Chineses, Romanos, Gregos e Árabes.
Quem quiser ficar a saber mais sobre esta arte pode aceder à recém-criada “Rota da Filigrana” através de uma visita à Casa Branca de Gramido (N41°07.550 W008°33.460).
002.23º800W
A cache:
Na procura da cache não devem danificar muros ou paredes, estragar plantas nem aceder a propriedade privada.
Para descobrirem o Coração de Filigrana de Gondomar vão ter de descobrir as suas coordenadas algures nesta página. Após o fazerem é fundamental verificarem a solução encontrada no GeoCheck.
Podem verificar a vossa solução aqui:

Agradecendo o vosso interesse na nossa cache, é com muito gosto que presenteamos os três primeiros a encontrá-la com a seguinte oferta simbólica que podem levar sem deixar nada em troca: