Skip to content

Ermida de N.S. da Graça [AG15] Traditional Cache

Hidden : 05/21/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Ermida de Nossa Senhora da Graça [AG15]

Alvito

História:

Conquistada pelos Portugueses em 1234, em 1251 a povoação é doada a D. Estêvão Anes, chanceler-mor do reino, por D. Afonso III e pelos Pestanas de Évora. Em 1279 morre D. Estêvão Anes, ficando a vila em testamento para a Ordem da Santíssima Trindade, a qual lhe concede carta de foral, confirmado por D. Dinis em 1283. A 24 de Abril de 1475, D. Afonso V concede ao Dr. João Fernandes da Silveira, esposo de D. Maria de Sousa Lobo, o título de Barão, passando Alvito a ser a «cabeça» da primeira baronia instituída em Portugal. Alvito passa a ser um dos principais centros político- económicos de todo o Alentejo, durante o período moderno, este facto justifica o esplendor que se pode observar em muitos monumentos: Castelo, Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora das Candeias, bem como na representatividade da arte manuelina de Alvito.

Local e Geocache

Ermida de Nossa Senhora da Graça

Esta antiga igreja fica nas imediações do Solar de Água de Peixes. Hoje encontra-se em completo estado de abandono. O edifício remonta ao século XVII, possui alpendre de cinco arcadas plenas, abatidas, com abóbada de berço e empena trangular. O nártece é de construção posterior à capela propriamente dita. Esta dispõe-se em sala de planta rectangular e cobertura abóbada, com cúpula hemisférica, assente sobre trompas, comunicando com a alpendre por portal de cantaria, adintelado, aberto na frontaria principal que está voltada para poente.

Solar de Água de Peixes

Construído no século XII, na herdade de Água de Peixes, a 6 km da vila de Alvito. Trata-se de um edifício de planta quadrangular, distribuindo-se por dois pisos, dispostos em volta de um pátio central de aspecto claustral. Pátio de entrada, amplo, formado pelo edifício e murado, contém um tanque de 50 metros que é utilizada como piscina e zambujeiro milenário. No seu interior encontra-se uma capela de planta rectangular que compreende um só nave iluminada por duas frestas peralteadas com decoração manuelina nas ombreiras.


SOBRE A CACHE

Trata-se de um container pequeno mas não permite trocas, contem logbook tragam material de escrita.

  • Não comprometa a localização do container
  • Seja discreto nas suas buscas
  • Deixe tudo bem escondido e arrumado
  • Tenha especial atenção aos MUGGLES
  • As geocaches foram colocadas com a autorização da JF Alvito

Se por algum motivo 'extraordinário' não for possivel efectuar o log físico NÃO ABUSE envie-nos fotos e uma descrição de onde pensa estar o container.

Alvito Geocaching by GEON38

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)