Skip to content

<

Planícies Alentejanas - Sousel

A cache by Geo Alentejo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/26/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Sousel
 
O Geo Alentejo é um grupo de Geocachers, que tem como principal objetivo promover o Alentejo, através das caches que cada um tem nos mais bonitos recantos desta região, bem como através dos eventos que nos orgulhamos de organizar e que para além de promoverem a região, promovem o convivo e a boa gastronomia local.

As Planícies Alentejanas é o nome dado ao Projeto, que tem como objetivo dar a conhecer todo o Alentejo, através da colocação de uma geocache em todos os concelhos pertencentes a distritos alentejanos.

O Alentejo é uma região do centro-sul Portugal. Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal. Limita a norte com a Região do Centro, a este com a Espanha, a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Região de Lisboa e também com o Oceano Atlântico. Tem uma área de 31 551,2 km² (33% do continente) e 760 098 habitantes (censos 2011).

O Alentejo divide-se em 5 sub-regiões e compreende 58 municípios e cerca de 400 freguesias.
• Alto Alentejo - 118 352 habitantes (6 230 km² - 15 municípios)
• Alentejo Central - 166 706 habitantes (7 393 km² - 14 municípios)
• Alentejo Litoral - 100 895 habitantes (5 308,11 km² - 5 municípios)
• Baixo Alentejo - 126 692 habitantes (8 505 km² - 13 municípios)
• Lezíria do Tejo - 247 453 habitantes (4 275 km² - 11 municípios)
 
A distribuição de caches, do Projeto Planícies Alentejanas, será feita da seguinte forma:
 
Portalegre

Alter do Chão
Arronches
Avis
Campo Maior
Castelo de Vide
Crato
Elvas
Fronteira
Gavião
Marvão
Monforte
Nisa
Ponte de Sor
Portalegre
Sousel
Cache Bónus
   
Évora

Alandroal
Arraiolos
Borba
Estremoz
Évora
Montemor-o-Novo
• Mora
Mourão
Portel
Redondo
Reguengos de Monsaraz
Vendas Novas
Viana do Alentejo
Vila Viçosa
Cache Bónus
   
Beja

Aljustrel
Almodôvar
Alvito
Barrancos
Beja
Castro Verde
Cuba
Ferreira do Alentejo
Mértola
Moura
Odemira
Ourique
Serpa
Vidigueira
Cache Bónus
 


Concelho de Sousel
 
Sousel é uma vila portuguesa situada no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com 1 932 habitantes (2011).

É sede de um município com 279,32 km² de área e 5 074 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Avis e Fronteira, a leste e sul por Estremoz, a sudoeste por Arraiolos e a oeste por Mora.

O Concelho de Sousel situa-se na confluência dos Distritos de Portalegre e Évora, numa região marcada pela multiplicidade paisagística. O clima mediterrânico é marcado por uma estação seca bem acentuada (Verão) e pelas estações mais amenas da Primavera e do Outono. Apesar de possuir algumas barragens, os principais recursos hídricos do Concelho têm um caudal pouco volumoso, são eles: a ribeira de Lupe, a ribeira de Sousel, a ribeira do Alcórrego, a ribeira de Almadafe e a ribeira de Ana Loura.
Sousel é um concelho de feição agrícola, onde a vertente turística tem vindo a crescer paulatinamente, sem se deixar corromper pelo turismo de massas, apostando cada vez mais no contacto com a natureza envolvente.



 
Caches em Destaque no Concelho:

Traditional Geocache GC5556X - Sousel à vista! [Portalegre]
Traditional Geocache GC13JYV - A Cache do Luís
Traditional Geocache GC69YN6 - Torre do Álamo [O Regresso]
Traditional Geocache GC1H7AC - Ermida de S. João da Ribeira
Traditional Geocache GC1H7BZ - A Anta do olival

Sobre a cache
Esta cache encontra-se na Barragem da Rouca.

É um local descontraído e tranquilo, onde não se ouve nada a não ser os pássaros que por ali vão fazendo uma visita, sobretudo ao princípio da manhã ou ao final da tarde. Se tiverem sorte pode ser que consigam observar algum cágado a entrar na água. O pôr do sol é uma das melhores alturas para fazer a cache, pois podem ver um bonito espelho de água misturado com uma bela vista sobre as campinas douradas.

Dependendo da época do ano, terão uma experiência mais ou menos gratificante. Um inverno especialmente chuvoso proporcionará um melhor espelho de água e verá a barragem quase a transbordar. Será também uma boa altura para uma bela pescaria e para observarem as carpas aos saltos junto ao paredão.

Barragem da Rouca

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.