
Ribeiro da Reguenga ou Rio do Eido?
São inúmeros os casos em que rios, ribeiros e outros cursos de água que apresentam nomes distintos consoante a entidade ou local onde esse nome é mostrado.
Nas descrições dos mapas o caso é mais comum. Os mapas tradicionais mostram um nome, e as cartas militares, do Instituto Geográfico do Exército mostram outro.
Além disso, é também frequente existirem outros nomes, diferentes dos que são publicados. Refiro-me aos nomes que são atribuídos pelas populações. Esses nomes vão sendo transmitidos de geração em geração, mas com o passar dos anos também vão sofrendo alterações.
Outra situação muito comum é o curso de água mais pequenos (ribeiras e regatos) ter um nome quando atravessa uma localidade e ter outro noma quando atravessa uma localidade diferente.
O exemplo que aqui se apresente é o Ribeiro da Reguenga, também chamado de Ribeiro (ou Rio) do Eido na freguesia de Palmeira, no concelho de Esposende.
E a ponte como se chama? Será ponte do Ribeiro do Eido?
Independentemente do nome, rio é sinonimo de água e na água dos rios é costume ter peixes.
Por falar em peixes…
Contrariamente ao que alguém disse… Eu nunca vi vacas a voarem…
Mas peixes já!
A cache:
O recipiente é de tamanho micro, não permitindo trocas objetos. Contem apenas logbook. Levem material de escrita.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade.
Façam CITO, se necessário. Tirem e publiquem fotos... E, principalmente, divirtam-se!
Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Antes de avançar para o resgate do container, verifique sempre se tem condições de segurança para o fazer, tendo em conta também as condições atmosféricas.