Linha da Beira Baixa - Alcains
A linha da Beira Baixa
A linha da Beira Baixa entre Abrantes e Covilhã foi inaugurada no dia 6 de Junho de 1891. A abertura à exploração do troço entre Covilhã e Guarda em 11 de Maio de 1893 concluiu a construção. A sua electrificação foi iniciada em 2005 tendo o primeiro comboio eléctrico chegado à Covilhã no dia 28 de Julho de 2011. No entanto, ao mesmo tempo, a circulação de comboios entre Covilhã e Guarda foi interrompida em 2009 para obras, que entretanto foram suspensas. Este troço não consta no diretório da rede da REFER no ano de 2013, tendo também os transportes alternativos rodoviários deixado se ser efectuados.
O seu percurso serpenteia inicialmente ao longo do rio Tejo, com o Castelo de Almourol na sua ilha e as oliveiras plantadas em socalcos individuais. Passa depois pela Serra da Gardunha para terminar no sopé da Serra da Estrela. Enquadradas por uma natureza de rara beleza, também muitas das suas estações, inúmeras pontes e túneis são autênticas obras de arte ferroviária que contribuem para tornar a viagem de comboio numa experiência inesquecível.
A estação de Alcains
A estação de Alcains encontra-se no KM 106,874 da linha da Beira Baixa e é servida pelos serviços Regionais e InterRegionais de passageiros. Serve a população da vila de Alcains.
A estação
Sul
Norte
O tempo já não passa aqui...
A cache
A cache tem acesso e estacionamento fácil. Não é necessário atravessar a linha do comboio. O container tem apenas espaço para o logbook, é necessário levar material de escrita. A quem tiver, agradecemos o upload de fotos antigas da/na estação com o log.