Skip to content

Aquário Vasco da Gama Multi-cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá zepe_ly,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 6/13/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Aquário Vasco da Gama

aquario

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado a 20 de Maio de 1898, numa cerimónia de grande impacto público, na presença da Família Real e numerosas individualidades da época. Foi um dos primeiros aquários no mundo, sendo a sua construção ordenada pela Comissão Executiva da celebração do 4º Centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem do descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia.

Na altura da inauguração o Rei D.Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.

Findas as festas das comemorações, ficou o Aquário sendo propriedade do Estado. Em Fevereiro de 1901, a sua administração foi entregue à Marinha, onde permanece até hoje como organismo cultural.

Em Julho de 1909, a administração e orientação técnica do Aquário foi entregue à Direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, que se empenhou em recuperar as suas instalações, já então bastante degradadas e em transformá-lo numa Estação Biológica. Durante os nove anos de gerência daquela Sociedade, o Aquário sofreu forte incremento, tendo a sua exposição atingido nível relevante.

Em 1919 o Aquário Vasco da Gama é reorganizado, passando a designar-se Aquário Vasco da Gama – Estação de Biologia Marítima, entidade com autonomia científica e administrativa. Neste período realizaram-se várias investigações, com particular incidência no estudo e exploração do mar.

Em 1935, a Liga Naval Portuguesa doou ao Aquário Vasco da Gama, por escritura pública notarial, a Colecção Oceanográfica D.Carlos I e respectiva Biblioteca. Desde então o Aquário Vasco da Gama tem sido responsável pela preservação deste precioso legado, parcialmente em exposição permanente nas salas de exposição do Museu. A parte restante da Colecção mantém-se reservada, mas disponível para a consulta a efectuar por especialistas, com vista à realização de estudos científicos.

Em 1940, o edifício e o terreno pertencente ao aquário foi reduzido em cerca de 1/3 da sua área primitiva, por motivo da construção da estrada marginal Lisboa-Cascais. Este acontecimento, que provocou uma crise no funcionamento da instituição, acabou por conduzir à separação do Aquário da Estação de Biologia Marítima, ficando esta como organismo de investigação científica e o Aquário destinado à exibição de animais aquáticos com objectivos didácticos e de divulgação.

Destacam-se ainda as obras de construção de um pavilhão destinado à exposição de focas e otárias em 1971 e a remodelação dos aquários e respectivas galerias de exposição durante os anos 80.

Já na década de 90 prosseguiram as obras de beneficiação dos aquários e de todo o sistema informativo da exposição. Durante os últimos anos, aproveitando as novas tecnologias de informação, foram desenvolvidos alguns projectos de carácter marcadamente pedagógico que registaram grande sucesso junto do público. Desta forma foi possível valorizar significativamente o conteúdo informativo da exposição permanente, explorando complementarmente outras formas de transmitir conhecimento, fundamentalmente através da criação do site na Internet.

Com o virar do milénio, o AVG beneficiou de um conjunto de obras de ampliação, que incluíram a construção de um auditório e uma cafetaria com esplanada. O novo núcleo encontra-se ligado à sala das otárias e inclui dois pisos, sendo o térreo destinado às áreas de serviço e o superior às actividades de utilização pública.

Actualmente o Aquário Vasco da Gama é fundamentalmente uma instituição didáctica, um centro de divulgação da Vida Aquática e de investigação. Tem vindo a sofrer ao longo do tempo várias transformações, no sentido de melhorar cada vez mais a exposição dos exemplares vivos e do espólio museológico, procurando cumprir da melhor forma possível o seu importante papel de Museu Vivo de História Natural.

Para saber mais


A CACHE

No ponto inicial vais encontrar uma placa de homenagem da CM de Oeiras. Toma nota da data em que essa homenagem foi feita, no formato: AB/CD/EFGH

As coordenadas finais são:   N 38 41 (B+H)(B)(A)  W 009 14.EEE

Additional Hints (Decrypt)

Ireqr/ Terra

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)