
A capela de São Silvestre e do Bom Jesus das Chagas, fica situada na localidade de Alqueidão do Arrimal, na União de freguesias de Arrimal e Mendiga, concelho de Porto de Mós.
Esta capela, que outrora foi uma ermida, foi construída no ano de 1667, pelo devoto Manuel Carvalho, como promessa a São Silvestre, caso aquela povoação (Alqueidão) escapasse à peste que se fez sentir naquela época.
Curiosamente São Silvestre é muito venerado nesta zona serrana, pois é o santo protetor da fome, da peste e da guerra, daí a grande devoção ao santo, que ainda se mantém, por toda a zona.
Está uma lápide na fachada da capela, com a dita promessa e o respetivo ano da construção.
O povo do Alqueidão de Arrimal restaurou esta capela em 1977 e destaca se no seu interior a escultura em madeira do Bom Jesus das Chagas,uma obra magnifica de arte sacra.
As festas da capela do Alqueidão realizam se anualmente em honra dos santos padroeiros, com data fixa a 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.
A cache é de tamanho micro, contém apenas o logbook e está colocada dentro de um saquinho térmico transparente, nas imediações da capela, mais precisamente na Rua Velha, sejam cuidadosos e discretos na sua procura.
Pesquisa: (Porto de Moz e o Seu Termo de António Martins Cacela)




|