FEUP
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP, tem este nome desde 1926. Antes foi a Academia Politéctica do Porto (1837), a Escola de Engenharia Civil (1911) e a Faculdade Técnica (1915).
Sendo a Universidade do Porto a maior instituição de ensino superior e investigação científica de Portugal, a FEUP foi uma das suas primeiras faculdades e é hoje uma das maiores, quer em número de pessoal, quer no tamanho das suas instalações.
Os primeiros estudantes de Engenharia frequentaram a atual Reitoria, em frente à Praça dos Leões, e só em 1937 passaram a ter casa própria na rua dos Bragas. Em 2001 a FEUP passou para estas novas instalações e praticamente triplicou o seu espaço. O Campus já tem mais de 100.000 m² de área construída e está prevista uma ampliação considerável para leste.
Entre estas salas, laboratórios, Departamentos, biblioteca e oficinas, distribuídos por quatro pisos, um deles subterrâneo, abordam-se praticamente todas as áreas da Engenharia: Civil, Electrotecnia, Mecânica, Química, Metalurgia, Informática, Gestão Industrial, Ambiental e Bioengenharia.
'Virtus Unita Fortius Agit' é o lema da FEUP, expressão que em latim significa 'A união faz a força'. E é em cima deste lema que o mistério está construído.
No seu primeiro dia de aulas e de modo a ficar a conhecer o Campus da FEUP, um aluno decidiu dar uma volta. Apontou tudo num caderno:
|
04/10/2020 @07:58
Visitei, por esta ordem, os seguintes locais:
- Departamento de Engenharia Mecânica Norte
- Departamento de Engenharia Civil Norte
- Laboratórios de Computadores
- Biblioteca
- Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
- Departamento de Engenharia Informática e Computação
04/10/2020 @12:34
Saí de onde estava e fui à Cantina almoçar. Depois continuei rumo à Associação de Estudantes e após isso segui para o Departamento de Engenharia Química.
Terminei a volta no mesmo sítio onde comecei: no Departamento de Engenharia Informática e Computação.
Penso que nos próximos dias já sei por onde ir.
 |
|