Skip to content

<

Bugiada e Mouriscada

A cache by Pirat@ Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/08/2016
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A cache não se encontra nas coordenadas publicadas

picture_eventview_zpsvq6fnbfw

Foto: www.viva-porto.pt

"A Bugiada que tem lugar na freguesia de Sobrado, concelho de Valongo, é a participação de uma comunidade em torno da Paixão, inexplicável para muitos, mas de valor inconfundível para os sobradenses

A tradição da Bugiada não dá sinais de esmorecimento, ganhando cada vez mais uma maior vivacidade. É a festa dos rituais, das danças, da música e da exuberância, que se perde nos tempos.

Ocorre a 24 de junho, reunindo muitas personagens que participam entusiasticamente, desenvolvendo diversos espetáculos cénicos, onde a sua maioria que têm lugar no Largo do Passal, centro da freguesia.

A festa caracteriza-se pelo conflito entre Mouros e Cristãos, designados respetivamente por Mourisqueiros e Bugios. Os Bugios são de todas as idades, vão mascarados, são foliões exuberantes, ao passo que os Mouriscos, apenas jovens solteiros e de cara descoberta, são organizados e aprumados.

Esta antiga e genuína manifestação da tradição popular atrai milhares de pessoas, não só das localidades mais próximas mas também de todo o país, e não se conhece festividade igual aquém e além fronteiras."

A Lenda

"No tempo da ocupação da Península Ibérica, os árabes instalaram-se na serra de Cucamacuca, dedicando-se à extração do ouro. No vale, viviam os cristãos, dedicados à agricultura e à criação de gado, que possuíam uma imagem de S. João de grande devoção, pois tinha, em tempos, curado a filha do seu chefe de uma doença grave.

Um dia o rei Mouro viu-se numa situação parecida com a sua filha e tendo sabido dos poderes da imagem de S. João, pediu, em desespero de causa, que lha emprestassem. Quando a filha do rei Mouro se curou, foi organizado um enorme banquete para agredecer a graça recebida. Os Cristãos foram convidados para a festa. Porém, a dada altura por comportamentos nada amistosos, tornou-se evidente que os árabes pretenderiam apoderar-se da imagem, que despertou viva oposição do lado dos Cristãos.

O conflito acabou por se declarar, tendo estes sido derrotados, quando se lhe acabou a pólvora para o combate.

Quando o seu chefe já ia sendo preso, eles lembraram-se de recorrer a uma enorme Serpe e, aparecendo de surpresa no acampamento árabe, conseguiram libertar o chefe prisioneiro.

Derrotados na batalha, os cristãos conseguiram não apenas libertar o seu chefe como também recuperar a imagem milagrosa."

Fonte: Bugios e Mourisqueiros: São João de Sobrado-Valongo: 24 junho. Edição Câmara Municipal de Valongo.

Figuras da Festa

- Bugios:

Bugios_zpsy6y2xeni

Foto:sobrado_sl.blogspot.sapo.pt, Vitor Ribeiro

Primorosamente vestidos e bem apetrechados, foliões, os Bugios são o bizarro da festa pelas suas cores, saltos acrobáticos, pelos trajes e pelas máscaras. Sob a condução do Velho da Bugiada, vão mascarados, vestidos de roupas garridas, levam penachos de fitas na cabeça, guizos por todo o corpo e castanholas nas mãos. São, habitualmente, em número de várias centenas, de todas as idades, e fazem uma enorme algazarra. São o lado folião da festa.

- Mourisqueiros:

mourisqueiros_zpscihxc4vp

Foto: michaelsasso.blogspot.pt

Os Mourisqueiros são comandados pelo Reimoeiro em número de algumas dezenas. Usam um fato colorido e listado, na cabeça levam uma barretina cilíndrica, ladeada de espelhos e encimada de plumas, usam polainas e, na mão direita, transportam uma espada. São o lado organizado, militar, da festa. Os Mourisqueiros teem de ser solteiros por tradição.

- Camponês, cego, sapateiro:

Sapateiro_zpswr241lj4

Foto: cristinamglima.blogspot.sapo.pt, Francisco Dias

Em rigor não muito a haver com a Lenda, a intenção é recriar hábitos, manifestações e situações da época.

- Entrajadas:

É a única componente da festa que se altera de ano para ano. É composta por figurantes mascarados que usam a sátira para criticar acontecimentos e peripécias locais, nacionais e até internacionais.

Pontos altos da Festa

- Jantar de Bugios e Mourisqueiros: É servido ás 10:00 em salas separadas na Casa do Bugio.

- Dança de entrada: Apresentação das duas formações. Primeiro os mourisqueiros depois os bugios.

- Sementeira e sapateirada: Decorre a partir das 15:00 no largo do Passal.

- Prisão do velho e milagre de S. João: Acontece no final do dia e é o climax da festa. As cenas mais teatrais e dramáticas acontecem no castelo dos Bugios.

Mais Informações:

Bugios e Mourisqueiros
Brochura

Objetivo da cache

A criação desta cache tem como objetivo dar a conhecer a Lenda do Milagre de S. João de Sobrado. Apesar desta lenda ser recriada um vez por ano é possível visitar e conhecer esta manifestação durante todo o ano visitando o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.

Para avançares na cache terás de desvendar esta pequena equação

A = 294 x nr. de bugios na estátua (nas coordenadas iniciais)

B = A que horas é servido o jantar aos Bugios e Mourisqueiros?

22:00 = 778

20:00 = 551

10:00 = 674

Final: N41º 12. ( A ) W008º 27. ( B )

Horário disponível para a realização da cache:

Dias úteis

Das 9:00 ás 12:30

Das 14:00 ás 17:30

Additional Hints (Decrypt)

Zhvgn ngraçãb nbf ubeáevbf
Fcbvyre r vasbeznçõrf vzcbegnagrf ab Trbpurpxre

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.