A cache não se encontra nas coordenadas publicadas
Foto: www.viva-porto.pt
"A Bugiada que tem lugar na freguesia de Sobrado, concelho de Valongo, é a participação de uma comunidade em torno da Paixão, inexplicável para muitos, mas de valor inconfundível para os sobradenses
A tradição da Bugiada não dá sinais de esmorecimento, ganhando cada vez mais uma maior vivacidade. É a festa dos rituais, das danças, da música e da exuberância, que se perde nos tempos.
Ocorre a 24 de junho, reunindo muitas personagens que participam entusiasticamente, desenvolvendo diversos espetáculos cénicos, onde a sua maioria que têm lugar no Largo do Passal, centro da freguesia.
A festa caracteriza-se pelo conflito entre Mouros e Cristãos, designados respetivamente por Mourisqueiros e Bugios. Os Bugios são de todas as idades, vão mascarados, são foliões exuberantes, ao passo que os Mouriscos, apenas jovens solteiros e de cara descoberta, são organizados e aprumados.
Esta antiga e genuína manifestação da tradição popular atrai milhares de pessoas, não só das localidades mais próximas mas também de todo o país, e não se conhece festividade igual aquém e além fronteiras."
A Lenda
"No tempo da ocupação da Península Ibérica, os árabes instalaram-se na serra de Cucamacuca, dedicando-se à extração do ouro. No vale, viviam os cristãos, dedicados à agricultura e à criação de gado, que possuíam uma imagem de S. João de grande devoção, pois tinha, em tempos, curado a filha do seu chefe de uma doença grave.
Um dia o rei Mouro viu-se numa situação parecida com a sua filha e tendo sabido dos poderes da imagem de S. João, pediu, em desespero de causa, que lha emprestassem. Quando a filha do rei Mouro se curou, foi organizado um enorme banquete para agredecer a graça recebida. Os Cristãos foram convidados para a festa. Porém, a dada altura por comportamentos nada amistosos, tornou-se evidente que os árabes pretenderiam apoderar-se da imagem, que despertou viva oposição do lado dos Cristãos.
O conflito acabou por se declarar, tendo estes sido derrotados, quando se lhe acabou a pólvora para o combate.
Quando o seu chefe já ia sendo preso, eles lembraram-se de recorrer a uma enorme Serpe e, aparecendo de surpresa no acampamento árabe, conseguiram libertar o chefe prisioneiro.
Derrotados na batalha, os cristãos conseguiram não apenas libertar o seu chefe como também recuperar a imagem milagrosa."
Fonte: Bugios e Mourisqueiros: São João de Sobrado-Valongo: 24 junho. Edição Câmara Municipal de Valongo.
Figuras da Festa
- Bugios:
Foto:sobrado_sl.blogspot.sapo.pt, Vitor Ribeiro
Primorosamente vestidos e bem apetrechados, foliões, os Bugios são o bizarro da festa pelas suas cores, saltos acrobáticos, pelos trajes e pelas máscaras. Sob a condução do Velho da Bugiada, vão mascarados, vestidos de roupas garridas, levam penachos de fitas na cabeça, guizos por todo o corpo e castanholas nas mãos. São, habitualmente, em número de várias centenas, de todas as idades, e fazem uma enorme algazarra. São o lado folião da festa.
- Mourisqueiros:
Foto: michaelsasso.blogspot.pt
Os Mourisqueiros são comandados pelo Reimoeiro em número de algumas dezenas. Usam um fato colorido e listado, na cabeça levam uma barretina cilíndrica, ladeada de espelhos e encimada de plumas, usam polainas e, na mão direita, transportam uma espada. São o lado organizado, militar, da festa. Os Mourisqueiros teem de ser solteiros por tradição.
- Camponês, cego, sapateiro:
Foto: cristinamglima.blogspot.sapo.pt, Francisco Dias
Em rigor não muito a haver com a Lenda, a intenção é recriar hábitos, manifestações e situações da época.
- Entrajadas:
É a única componente da festa que se altera de ano para ano. É composta por figurantes mascarados que usam a sátira para criticar acontecimentos e peripécias locais, nacionais e até internacionais.
Pontos altos da Festa
- Jantar de Bugios e Mourisqueiros: É servido ás 10:00 em salas separadas na Casa do Bugio.
- Dança de entrada: Apresentação das duas formações. Primeiro os mourisqueiros depois os bugios.
- Sementeira e sapateirada: Decorre a partir das 15:00 no largo do Passal.
- Prisão do velho e milagre de S. João: Acontece no final do dia e é o climax da festa. As cenas mais teatrais e dramáticas acontecem no castelo dos Bugios.
Mais Informações:
Bugios e Mourisqueiros
Brochura
Objetivo da cache
A criação desta cache tem como objetivo dar a conhecer a Lenda do Milagre de S. João de Sobrado. Apesar desta lenda ser recriada um vez por ano é possível visitar e conhecer esta manifestação durante todo o ano visitando o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.
Para avançares na cache terás de desvendar esta pequena equação
A = 294 x nr. de bugios na estátua (nas coordenadas iniciais)
B = A que horas é servido o jantar aos Bugios e Mourisqueiros?
22:00 = 778
20:00 = 551
10:00 = 674
Final: N41º 12. ( A ) W008º 27. ( B )
Horário disponível para a realização da cache:
Dias úteis
Das 9:00 ás 12:30
Das 14:00 ás 17:30