Skip to content

<

Poço dos Chefes

A cache by Mendes&Freitas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/06/2016
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Aluvião é um depósito de sedimentos clásticos (areia, cascalho ou lama) formado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias. Sedimentos clásticos depositados em zonas estuarinas e, sedimentos terrígenos trabalhados diretamente por ondas nas zonas costeiras marinhas ou lacustrinas também são considerados aluviões.

Os depósitos aluviais são muito retrabalhados e mutáveis devido à erosão fluvial. Depositados durante as secas ou nos locais de remansos quando cai a energia da corrente do rio ou ribeira, vão ser, em seguida, erodidos pela força da água da cheia ou pela mudança do curso do rio.

Para além dos depósitos clásticos de cascalho, areias e lamas, podem ocorrer depósitos de blocos maiores, às vezes bem arredondados nas regiões elevadas das cabeceiras com maior energia fluvial.

Quase todos os cursos de água na Madeira apresentam cobertura aluvionar mais ou menos desenvolvida. A importância destes sedimentos é normalmente correspondente à dimensão da ribeira. Nalguns casos encontram-se depósitos de aluvião resultantes do extravasamento de ribeiras em áreas aplanadas situadas no sopé de vertentes como ocorre na superfície de Santo António da Serra.

Fig.: Depósito aluvionar conglomerático do Santo António da Serra.

Em geral, trata-se de depósitos de cascalheira fluvial, muito heterométrica e com grau de rolamento variado, frequentemente contendo blocos rolados ou sub-rolados de dimensão métrica, e areias grosseiras. A natureza dos clastos corresponde à dos litótipos presentes nas vertentes, tratando-se maioritariamente de rochas lávicas básicas. As aluviões com maior desenvolvimento são as dos vales da Ribeira da Janela, de São Vicente, de São Jorge, e do Faial, na vertente norte, e das Ribeiras da Ribeira Brava, dos Socorridos, de Santo António, de Santa Luzia, de João Gomes, do Porto Novo, e do Machico, na vertente sul. Localmente ocorrem depósitos conglomeráticos correlativos de bloqueios da drenagem por represamento. Os episódios de represamento podem ser originados por desabamentos de sectores das vertentes do vale ou por derrames lávicos que correram para o interior do vale, ocupando uma dada extensão do talvegue. A montante destes bloqueios da drenagem, ocorre assoreamento até que o perfil de equilíbrio da linha de água seja reposto por incisão fluvial dos depósitos que originaram a barragem. Existem exemplos deste fenómeno em várias bacias hidrográficas, nomeadamente nas das ribeiras da Janela e de São Vicente. Alguns terraços identificados noutros locais (por exemplo na bacia da Ribeira do Porco) poderão ter origem similar.

A Earthcache (PT)

Esta earthcache leva-te à Ribeira do Curral das Freiras. Com a ribeira cheia pode ser necessário molhar os pés para chegar ao GZ.

Para além das magníficas paisagens, no verão podes usufruir das águas cristalinas convidativas a um mergulho.

Para fazeres o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes tarefas por e-mail:

1. Ao descer a ribeira, do teu lado direito poderás encontrar um grande bloco de depósito aluvionar (GZ). Descreve por tuas palavras como é que este aluvião se formou.

2. Estima a altura (em metros) deste bloco aluvionar.

3. Que tipo de pedras podes encontrar neste bloco aluvionar?

4. Fazem parte deste bloco aluvionar algumas grandes pedras. Observa com atenção o lado sul do bloco aluvionar e estima a largura (em centímetros) da maior pedra fixa ao mesmo.

5. Tarefa opcional - Tira uma foto com o GPS, onde apareça a ribeira ou as imponentes montanhas envolventes.

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, o teu log será eliminado.

The Earthcache (ENG)

This earthcache takes you to the river of Curral das Freiras. With the stream full it may be necessary to wet your feet to get to the GZ.

In addition to the magnificent landscapes, in the summer you can enjoy the crystalline waters inviting you to a swim.

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. When descending the stream, on your right side you will find a large block of alluvial deposit (GZ). Describe by your words how this alluvium formed.

2. Estimate the height (in meters) of this alluvial block.

3. What kind of stones can you find in this alluvial block?

4. In this alluvial block are some big stones.. Look carefully the south side of the alluvial block and estimate the width (in centimeters) of the largest stone attached to it.

5. Optional task - Take a photo with the GPS, where the river or the imposing surrounding mountains appear.

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)