
Localizados na área do lugar da Marinha, na Freguesia de Serro Ventoso, concelho de Porto de Mós e inseridos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, estão as ruínas de dois moinhos de vento, que lá permanecem "firmes" ao longo do tempo.
Situados no topo das vertentes do Planalto da Serra da Mendiga, com uma vista privilegiada e desfrutável, para o Vale da Mendiga e para grande parte do planalto da serra, estes moinhos são um exemplo de arquitectura, que aproveitava a força do vento para a moagem dos cereais.
O moinho a norte (N 39° 30.990 W 008° 49.748) pertenceu a António Rosa e o mais a sul pertenceu a José Rosa (N 39° 30.908 W 008° 49.786), dois irmãos moleiros, do lugar da Marinha.
Sejam especialmente cuidadosos no acesso à cache, pois não existe trilho bem definido, entre o moinho norte e o moinho sul (ver acesso nos pontos adicionais).
O perigo aumenta, se usarem outros pontos de acesso, porque existem muitos algares não identificados na zona e a vegetação rasteira dificulta a visibilidade.
A cache contém logbook, material de escrita e outros itens para troca.




|