Santo António de Lisboa, também conhecido por Santo António de Pádua
Santo António de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, Nasceu em Lisboa a 15 de agosto de 1191 ou 95 e faleceu em Pádua a 13 de junho de 1231, de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja.
Primeiramente foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.
Largo de Santo António de Silvares
Este é um espaço já com muitas tradições no culto a Santo António e com uma priveligiada panorâmica sobre a vila de Carregosa. As festividades acontecem a 13 de Junho e no fim-de-semana imediato.
Noutros tempos, os habitantes de Carregosa e freguesia limitrofes, deslocavam-se a este local durante as festividades com os animais de criação, bovinos, ovinos e caprinos, davam várias voltas à ermida com eles com o intuito de pedir a santo António a sua protecção. No final davam um turra no santo de cera para pediram o mesmo para si.
Pelos trilhos e ruas que davam acesso ao adro da capela, os jovens construiam cascatas esperando a contruibuição monetária dos peregrinos e assim melhorarem a sua condição finaceira. Estas eram constituidas por imagens de barro de pessoas e casas, tendo sempre a representação de rios, riachos ou cascatas com a imagem do Santo António no topo.
Nos dias de hoje, para além dos devotos, a atração é a procissão que percorre algumas ruas do lugar de Silvares que se realiza no Domingo das festas.
A Cache
O container é alusivo ao patrono desta ermida. Deixem exatamente no mesmo local e posição para a proteger das vistas dos muggles.