|
A colocação desta cache pretende dar a conhecer este edifício “sui generis” que sempre me depertou a curiosidade e interesse ao passar e brincar na infância por estas ruas da freguesia do Samouco. A cache encontra-se afastada cerca de 50m, num local mais discreto e menos susceptível de olhares indiscretos.
O Edifício fica situado na Rua Manuel Gonçalves Caixeiro, n.º 33; Rua Rui de Sousa Vinagre, n.ºs 34 e 36 e Rua João José Álvares, na freguesia e vila de Samouco.
Imóvel construído em 1917 e classificado como de interesse histórico e artístico municipal. Trata-se de habitação plurifamiliar de propriedade privada, parcialmente devoluto.
Situava-se originalmente na periferia do aglomerado urbano, caracterizado por casario baixo, sendo rodeado por cerca de alvenaria e grades em ferro forjado, integrando quintal e pequeno jardim.
O edifício foi mandado construir por Estêvão Rebelo.
Em meados do séc. XX , foi arrendado a vários inquilinos e o interior progressivamente remodelado, com compartimentações e modernização de tectos, pavimentos, etc.
Evoca os antigos chalés, numa dimensão monumental tendo em conta o aglomerado envolvente.
Sobressaem os frisos de azulejo e a importância dada ao ferro forjado nos varandins, bem como no suporte de varandas, na coluna da escada interna, etc.
É exemplar único no concelho de Alcochete, destacando-se os frisos de azulejo nas fachadas, em particular os que contêm grandes amores-perfeitos.
Casa urbana apalaçada, com um grande torreão octogonal coberto em agulha, com fachadas animadas por frisos de azulejos e varandins em ferro forjado.
É exemplar único na Freguesia do Samouco e Concelho de Alcochete, destacando-se os frisos de azulejo nas fachadas, em particular os que contêm grandes amores perfeitos.
Fonte:http://www.aipd.pt/index.phpoption=com_content&view=article&id=193:casa-domirantesamouco&catid=913:patrimonio&Itemid=183
A cache, encontra-se afastada cerca de 50m, num local menos susceptível de olhares indiscretos. Para uma abordagem mais tranquila.
Fotografias do “ Mirante” em diferentes prespetivas serão bem vindas.
Boas cachadas. Espero que gostem.
|