
RNES – Zambujal
A Reserva Natural do Estuário do Sado foi criada pelo Decreto-Lei nº 430/80, de 1 de outubro, visando fundamentalmente assegurar a manutenção da vocação natural do estuário, o desenvolvimento de atividades compatíveis com o equilíbrio do ecossistema estuarino, a correta exploração dos recursos, a defesa de valores de ordem cultural ou científica, bem como a promoção do recreio ao ar livre.
A Reserva Natural do Estuário do Sado situa-se no distrito de Setúbal e abrange os concelhos de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola. No município de Setúbal compreende as freguesias da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e Praias do Sado. Em Palmela, a freguesia da Marateca. Em Alcácer do Sal, as freguesias da Comporta e União das Freguesias de Alcácer do Sal (Sta. Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana. Finalmente, no município de Grândola, a freguesia do Carvalhal.
Estende-se desde a linha de caminho de ferro do vale do Sado a norte e a estrada nacional nº 253 Comporta-Alcácer, a sul.
Neste local existe o registo de 221 espécies de aves. É um local de nidificação, repouso ou invernada para diversas aves com destaque para a Águia-sapeira (Circus aeruginosus), o Alfaiate (Recurvirostra avosetta), o Flamingo (Phoenicopterus roseus), o Merganso-de-poupa (Mergus serrator), o Maçarico-real (Numenius arquata), o Milherango (Limosa limosa), o Ostraceiro (Haematopus ostralegus), o Pato-trombeteiro (Anas clypeata), o Pernilongo (Himantopus himantopus), o Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina) e a Tarambola cinzenta (Pluvialis squatarola). Importante, igualmente, para a desova, desenvolvimento e crescimento de vários peixes e do roaz-corvineiro.

A Cache
Esta cache leva-nos até à zona do Zambujal, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. Numa caminhada muito agradável, é possível neste local observar diversas espécies de aves e uma paisagem circundante magnífica.

A PONTE ENCONTRA-SE ENCERRADA AO TRÂNSITO AUTOMÓVEL
A sugestão para o acesso ao GZ, e para um melhor aproveitamento do local, será deixando a viatura estacionada no parqueamento sugerido e fazendo o restante percurso a pé, ou então, de bicicleta.
Agradeço que a deixem tal como a encontraram de forma a prolongar a sua longevidade. Obrigado.
Espero que gostem.
Boas Cachadas!