
Odivelas é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Alentejo, com 110,05 km² de área e 542 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 4,9 hab/km².
História
Odivelas, juntamente com a freguesias de Torrão e Santa Margarida do Sado, fez parte do extinto Concelho do Torrão, que em 1801 tinha 2413 habitantes e pertencia à então Comarca de Setúbal, na Província da Estremadura. Nesta altura a freguesia tinha 185 residentes.
Já em 1849, este o concelho torranense já estava desagregado, com as freguesias de Odivelas e do Torrão a serem integradas no Concelho de Alvito, no Distrito de Beja, pertencente à Província do Alentejo. No mesmo distrito, o então Concelho de Ferreira (do Alentejo) acolhia a freguesia de Santa Margarida do Sado. Neste ponto, foram contabilizados 233 habitantes na freguesia de Odivelas. Fez ainda parte do concelho de Alcácer do Sal antes de integrar o de Ferreira do Alentejo.

Ordenação Heráldica
Ordenação Heráldica do Brasão de Odivelas:
Armas: Escudo de azul, penhasco de prata, realçado de negro, movente da ponta; em chefe, um melão de ouro entre duas flores de girassol. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “ ODIVELAS – FERREIRA DO ALENTEJO “.
Simbologia
- O melão e as flores de girassol: Representam os produtos da agricultura local.
- O penhasco: Representa a actividade da extracção de pedra, nas pedreiras da freguesia.

|