Skip to content

<

Rota do Românico - Memorial de Alpendorada

A cache by Mangusto73 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/22/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 Memorial de Alpendorada

O Memorial de Alpendorada, cujas origens remontam possivelmente ao século XII, insere-se num tipo de monumentos relacionados com atos fúnebres ou com intuito de perpetuar a memória de certa personalidade, exclusivos da arquitetura portuguesa e popularmente também designados como arcos, arquinhos ou marmoirais. 

A tradição popular considera que este Memorial foi um dos locais onde parou ou repousou o cortejo fúnebre de Mafalda Sanches (c.1200-1256), filha de D. Sancho I (r. 1185-1211) que, ao morrer em Rio Tinto, o seu corpo foi levado para o seu Mosteiro de Arouca, onde seria sepultada.

No entanto, a presença de uma longa espada gravada nas pedras superiores do plinto que serve de base ao arco, permite-nos considerar a possibilidade de estarmos perante um monumento funerário e memorativo de um membro da nobreza. 

De referir que os homens mortos em duelo estavam eclesiasticamente proibidos de serem sepultados em locais sacralizados. Ou seja, a presença deste ícone caracterizador da nobreza, poderá indicar que o monumento é uma manifestação funerária de um indivíduo com uma certa importância social.
 

O Memorial de Alpendorada, erguido em granito, é constituído por uma base com duas fiadas bem aparelhadas, a que se sobrepõe um arco de volta perfeita, composto por dez aduelas lisas. 

O conjunto é encimado por uma cornija com dupla moldura horizontal saliente, a todo o comprimento, que suporta por sua vez uma cumeeira de duas águas de acentuado pendente, enquadrada num e noutro lado como que por duas caixas de secção hexagonal. Este arco apoia-se sobre uma base paralelepipédica maciça, com sapata, onde se abre uma dupla cavidade mortuária. 


De destacar a longa espada, com cerca de 120 cm de comprimento, gravada nas pedras superiores do plinto que serve de base ao arco. O desenho da lâmina está de acordo com a tipologia comum aos séculos XI e XII, mostrando gumes paralelos e uma ponta pouco pronunciada denunciando, assim, uma função essencialmente cortante.


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.