TCB 4
Terminal Civil de Beja
O Aeroporto de Beja (código IATA: BYJ, código OACI: LPBJ) ou Aeroporto do Alentejo popularmente conhecido como Aeroporto de São Brissos é um aeroporto localizado na base aérea n.º 11 a 12 km da cidade de Beja, freguesia de São Brissos, no Alentejo.
O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.
Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Auto-estrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.
A viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.
Características da infra-estrutura
As principais características deste aeroporto são:
· Dimensões das pistas: pista principal 3 450 m x 60 m (direcção 01L/19R), pista secundária 2 951 m x 30 m (direcção 01R/19L)
· Terminal de passageiros: Área útil 2 095 m2, Área bruta 2 500 m2
· Terminal de carga: a construir em módulos, sendo o primeiro com uma capacidade de 30 000 toneladas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://two.flash-gear.com/npuz/puz.php?c=v&id=3338872&k=9183195
Atenção: A cada registo online deverá corresponder sempre o respectivo registo físico do mesmo nick. Sendo assim, não admitirei registos de tours e/ou nicks fictícios nas minhas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!
PS: levem material de escrita porque não existe no container.