Olhos d'Água de Ansião
A 23 de Novembro de 2008 foi realizada uma grande exploração nos Olhos d'Água de Ansião (Gruta da Nascente do Rio Nabão), pela equipa de trabalho subterrâneo: Gustavo Medeiros e Carlos Ferreira (GPS), Manuel Soares (CIES) e Joel Batista (CJSG) e a equipa de apoio exterior: Sérgio Medeiros, Cláudia Neves e Pedro Alves (GPS)
Pela primeira vez foi possível explorar a seco a galeria freática que desce até aos 80 metros de profundidade pelo seu interior foram encontrado muita lama e muitos metros de corda e cabo elétrico. Esta galeria apenas tinha sido visitada uma vez, pelo espeleo mergulhador João Neves (SAGA) em 2005 até aos 70 metros de profundidade. Trata-se de uma cavidade acessível por meio de dois poços artificiais, que dão acesso a cerca de 100 metros de galeria. Esta exsurgência temporária em que, durante os picos invernais, o caudal de água pode ultrapassar os 1000l/s, mas que, no tempo mais seco o nível freático desce até grande profundidade deixando esta parte inicial do rio completamente seco.
Atualmente com a recente requalificação das margens do rio incluído no projeto Parque Verde do Nabão existem recursos de trazer a água à superfície através de bombas submersíveis elétricas criando assim alguns espelhos de água ao longo deste parque.
Visite a nascente do rio Nabão e deixe-se contagiar pela natureza no seu estado mais puro. No início da Primavera, a rocha que abunda nos terrenos é salpicada por espécies raras de flora; no Inverno, o verde renasce em todo o seu esplendor, sendo recortado apenas pelos muros de pedra que adornam a serra e lhe dão o ar de manta de retalhos.
(origem: GPS-Sico / Descubra Ansião)