Porquê esta cache:
EM NOME DA SAÚDE, a aventura pelo concelho de Braga, continua. Desta vez por terras de Merelim (S. Paio). Caminhada, geocaching, convívio, partilha… unem-se para potenciar contextos, saberes, experiências, questões, desafios. Orientados pelos 8 fatores naturais e universais (Água, Alimentação, Ar, Confiança, Descanso, Exercício, Sol, Temperança), um grupo de amigos conversam sobre um outro conceito de Saúde:
- Sabiam que a definição oficial da OMS de Saúde (“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”), foi objeto de múltiplas críticas e outras têm sido propostas?
- Por exemplo? – pergunta Jod.
É Corin que responde:
- A de J. Bircher, que no seu entender a saúde seria um “estado dinâmico de bem estar – caraterizado por um potencial físico e mental que satisfaz as necessidades vitais de acordo com a idade, cultura e responsabilidade”.
- João Lobo Antunes – completa Razin - escreve: “Note-se que esta definição reconhece que a saúde é evolutiva, mutável e idiossincrática, ou seja, a apreciação do seu significado e importância varia de indivíduo para indivíduo, e compromete o cidadão na responsabilidade de a preservar e promover”. *
* LOBO ANTUNES, João, A Nova Medicina, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, 2012, p. 12.
A cache
É do tipo tradicional, pequena, contém logbook com stashnote e algumas prendas para troca. Levar material de escrita. Por favor, feche bem o container e recoloque o mesmo como o encontrou.
É isso você sabe que a durabilidade da cache depende muito da sua melhor atenção.
Faça CITO, se possível.
Obrigado.