Skip to content

#11 - A Papoila Mystery Cache

Hidden : 01/04/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Papoila

 

A papoila é uma planta com distribuição cosmopolitana devido ao facto de surgir tanto em climas temperados, como em climas subtropicais. Pertencem à família Papaveraceae, onde a maior parte são plantas herbáceas e as restantes crescem como arbustos ou árvores pequenas. Inclui cerca de 44 géneros e 770 espécies. Quase todos contêm alcalóides e são muito venenosas quando ingeridas.

https://i0.wp.com/img.fciencias.com/uploads/2012/10/bluepoppy701.jpg?resize=300%2C235

Em cidades com muitos jardins ou mesmo em muitas casas, é possível encontrar pelo menos algumas papoilas, pois são muito usadas como flores ornamentais. Especialmente devido ao facto de existirem várias espécies com cores muito variadas e apelativas, como as papoilas azuis do género Meconopsis  ou a   (papoilas douradas). Também o pólen apresenta cores variadas dependendo da espécie em questão, desde azul ao cinzento, passando pelo verde.

Papoilas douradas

As papoilas vermelhas (Papaver rhoeas) têm um simbolismo profundo relacionado com o sono eterno, paz e morte. Os Gregos costumavam colocá-las nos túmulos dos mortos e hoje em dia, continuam ser muito usadas para relembrar e honrar as mortes e as dificuldades passadas em tempo de guerra. Esta flor era particularmente usada, devido à sua cor vermelha-sangue e devido ao facto de ser encontrada em quase todo o mundo.

Papoila vermelha

Porém, há ainda dois factores que devemos ter em conta. Os antigos egípcios obrigavam os seus doentes a tomar sementes de papoilas, pois aliviava as dores. Já se descobriu claro, que as sementes de papoila contêm tanto codeína, como morfina, drogas que ajudam a aliviar as dores, muito usadas na medicina. Claro que vou ainda referir a famosa Papaver somniferum, mais conhecida pela Papoila do Ópio, é fonte de extracção do ópio e opiáceos, como tal a sua plantação e produção é monitorizada por agências internacionais competentes. Mas para quem não sabe, as sementes e o óleo de semente de papoila usados na culinária, provêm desta mesma papoila! (Curiosamente, os níveis de ópio nestas são muito baixos).

Papoila do Ópio

Texto retirado de: http://www.fciencias.com/2012/10/19/planta-em-destaque-papoila/

A Papoila e Montemor-o-Novo

http://www.cm-montemornovo.pt/SiteAssets/montemor.png

A Papoila e o Castelo são as imagens de marca do município de Montemor-o-novo, sendo a sua identidade e representado dois elementos da memória colectiva.

A papoila simboliza a alegria de viver e a fragilidade primaveril que podemos observar no ramalhete que compomos  na 5º feira de espiga e que podemos ver ao longo dos vastos campos alentejanos.

O Castelo através da Torre do Relógio é um símbolo do município que ao longo de gerações permanece na memória de todos como um lugar cheio de história e identidade.
O Percurso

Esta série de caches pode ser feita de carro na sua grande maioria, se tiverem possibilidade, podem também fazer o percurso de bicicleta. O percurso é bastante acessível para todos e tem como plano de fundo o Castelo de Montemor.


As coordenadas finais de cada cache, podem ser consultados no seguinte LINK.

Additional Hints (No hints available.)