Estamos na “Albufeira do Terragido”, local onde o Rio Cabril se junta ao rio Corgo pela sua margem direita.
Este vale cavado que dista, em linha reta, menos de 1Km da Câmara Municipa de Vila Real, traz-nos uma serenidade total e um completo alheamento do bulício urbano.
São inúmeras as espécies de animais selvagens que aqui vêm refrescar-se, principalmente durante os dias quentes de Verão.
Por não ser um ponto de passagem, mas sim um “fim de caminho” passam-se dias que por aqui não se vê viva alma. Talvez o cliente mais habitual seja, por estes dias, o fotógrafo de aves que se esconde numa “cabana” improvisada para não perturbar o dia-a-dia da passarada.
Pese embora este nos pareça o lugar onde judas perdeu as botas, estamos de facto rodeados por grandes polos urbanos. Neste ponto, num angulo de 360º e no sentido dos ponteiros do relógio, temos respetivamente: Câmara Municipal , UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, O Complexo Desportivo do Monte da Forca (estádio de futebol do Vila Real).
A Associação DouroMexe quiz aqui instalar a sua primeira Cache para dar a conhecer um pouco mais desta Região Encantada.
Não levem um carro muito baixo, ou então deixem-no onde acaba o asfalto e façam o resto do percurso a pé (200m). Embora com acentuada inclinação, faz-se bem...!
Boa Sorte!