A freguesia de Pinho fica situada na margem direita do rio Vouga, a 2,5 kms da Vila de S. Pedro do Sul, sede de concelho com o mesmo nome.
São suas vizinhas as localidades de Vila Maior (1 km), Pindelo dos Milagres (6 kms), Ribafeita (5 kms), e S. Pedro do Sul (2,5 kms). É servida pela E.M.564, que liga à E.N. 227, e dispõe de transporte rodoviário diário.
Em termos populacionais regista-se uma densidade de 82,6 habitantes/km2, sendo que na zona alta da freguesia (Passos, Moldes, Pinhosão, Amieiros, etc) o povoamento é muito disperso, enquanto que na zona baixa, na parte mais encostada ao Vouga (Mosteirinho e Sobral), é concentrado.
Em termos históricos, pode-se afirmar que a notícia mais antiga referente à freguesia remonta ao século XII, e tem a ver com o facto do Presbítero Zacarias ter cedido ao Mosteiro de S. Pedro do Sul e à Sé de Coimbra todas as obras que tinham sido feitas em S. Salvador do Mosteiro. Este lugar veio a chamar-se Mosteirinho, sendo aqui a sede da freguesia.
Tem-se como certo que a paróquia de Pinho foi das mais antigas da “Terra de Lafões”.
Sobre o nome da freguesia (topónimo), as opiniões divergem. Uns atribuem a designação ao facto de aí existir em abundância o primeiro (“pino”), outros afirmam que o nome anda ligado ao apelido de uma família pertencente à nobreza, sendo daqui originária.
Tem como Santo Padroeiro o São João Batista.