Skip to Content

<

POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO - CACHE EXTRA BÓNUS

Hidden : 03/06/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache tem como finalidade dar a conhecer aos amantes do Geocaching o funcionamento dos aterros sanitários, e o tratamento de resíduos e sua importância.

 Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.

 O tratamento de resíduos consiste no conjunto de métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua produção até o destino final com o intuito de diminuir o impacto negativo na saúde humana, assim como no ambiente. Pode consistir numa deposição final, ou um tratamento intermediário, que diminua a perigosidade dos mesmos, possibilitando a sua reutilização ou reciclagem.

O power trail situa se na berma da antiga estrada que liga Santa Clara do Louredo (Boavista) ao entroncamento Beja/Cabeça Gorda/Vila Real de Santo António, paralela ao IP 1, passando nas proximidade do Aterro Sanitário Intermunicipal do Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Beja.

Cada uma das caches será identificada com as várias fases de tratamento dos resíduos, meios utilizados bem como recipientes e objetos utilizados no tratamento dos resíduos.

ATERRO SANITÁRIO

Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.

CONDIÇÕES E CARACTRISTICAS

A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e reciclado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.

Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico (CO2) e vapor d'água, entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de países em desenvolvimento, como o Brasil, a utilização do biogás pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto.

Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila compactada.

Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental (topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada, prédio administrativo, oficina e borracharia.

Quando atinge o limite de capacidade de armazenagem, o aterro é alvo de um processo de monitorização especifico, e se reunidas as condições, pode albergar um espaço verde ou mesmo um parque de lazer, eliminando assim o efeito estético negativo.

Existem critérios de distância mínima de um aterro sanitário e um curso de água, uma região populosa e assim por diante. No Brasil, recomenda-se que a distância mínima de um aterro sanitário para um curso de água deve ser de 200m.

 

 

PARABÉNS ENCONTRAS-TE A CACHE EXTRA (BÓNUS) POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO Esta cache faz parte do PT Aterro Sanitário, constituído por 25 caches + 1 cache extra bónus. No interior de cada cache encontra se um algarismo que devem anotar para completar as coordenadas finais da cache extra (Bónus), algarismos identificados com as letras (A,B,C,D,E). N: 37º 55.ABC; W: 007º 52.CDE Esta cache contém um TB para FTF. Também tem espaço para troca de objetos e um logbook, aconselha se que se façam acompanhar de material de escrita. Aconselha-se a fazer de bicicleta ou a pé em jeito de caminhada, pois assim poderão disfrutar melhor da vista e beleza do local. Leve roupa e calçado confortável, bem como água; Espero que gostem do local e que se divirtam em busca da cache. Por favor, sejam discretos e deixem tudo como encontraram. Obrigado cachers.

 


# 01 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 02 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 03 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 04 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 05 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 06 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 07 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 08 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 09 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 10 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 11 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 12 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 13 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 14 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 15 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
#16 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 17 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 18 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 19 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 20 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 21 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 22 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 23 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 24 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO
# 25 POWER TRAIL - ATERRO SANITÁRIO

Additional Hints (Decrypt)

Hz qvn frerv tenaqr.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

67 Logged Visits

Found it 62     Didn't find it 1     Write note 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 2 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.