Skip to content

Capela das Almas Traditional Geocache

Hidden : 03/29/2017
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Capela das Almas

A capela com a invocação às Almas, existente na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, encontra-se situada no sítio da Vargem e foi mandada construir em finais de 1766, princípios de 1767 pelo Alferes Pascoal Pestana Ennes .
Depois de ereta e vistoriada, a capela foi benzida em data que se desconhece, suspeitando-se do dia 22 de junho de 1767.
Pascoal Pestana Ennes era natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde terá nascido por volta de 1700. Faleceu a 5 de outubro de 1772, tendo sido sepultado na sua capela com a invocação das Almas, na qual fôra o seu construtor.
Era filho de Francisco Pestana e de Mariana de Faria. Casou-se, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos a 17 de agosto de 1768, quando contava já com cerca de 70 anos, com Teresa Maria Pinto, nascida a 23 de julho de 1727 e falecida no Funchal a 8 de junho de 1818 e sepultada na capela das Almas. Deste casamento nasceria um único filho, que no livro de registo de óbitos de Pascoal Pestana Ennes surge com o nome de João Alberto, mas que corresponde ao coronel de milícias João Gualberto Pinto, a quem nomeia seu herdeiro universal.
Desta forma, sucede a Pascoal Pestana Ennes, na posse da capela das Almas seu filho, o coronel de milícias João Gualberto Pinto (1769-1833), que dada a sua profissão de militar tinha residência mais ou menos permanente em Lisboa, ainda que se deslocando frequentemente à Madeira.
João Gualberto Pinto era natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos onde nasceu ao sítio da Vargem a 5 de julho de 1769 tendo-se batizado a 12 do mesmo mês e faleceu a 29 de novembro de 1833. Viveu maritalmente, ainda que sem nunca se casar, com Luísa Margarida do Monte, de quem teve quatro filhos.
Por morte do coronel João Gualberto Pinto, passou a capela a pertencer a seu filho primogénito, o capitão João Gualberto Pinto (1816-1899),
De acordo com testamento feito pelo coronel João Gualberto Pinto a 11 de Junho de 1827 e registado no Livro de Notas nº 122 a fls.78vº do Tabelião Januário Francisco da Costa, a capela da invocação das Almas dentro e pegado à casa da residência da quinta da Vargem do Estreito de Câmara de Lobos se acha completa de todos os precisos a qual deixa aos seus quatro filhos, para que possam nela ser sepultados, querendo, ou algum de seus descendentes, sendo administrada pelo herdeiro João Gualberto Pinto que a tomará a seu cuidado, conservando a alampada de prata com a firma dele inventariante e tem de peso trinta e seis marcos e quarenta e cinco oitavas de prata a qual jamais se tirará da dita capela, e na falta do dito herdeiro passará a mesma obrigação a quem passar a dita casa.

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)