Skip to Content

<

Rochedo Sagrado / Sacred Rock

A cache by Mendes&Freitas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/19/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Capela de São Vicente, também conhecida como Capela do calhau, está localizada na Foz da Ribeira de São Vicente, e tem como característica mais marcante o facto de se encontrar cravada num bloco basáltico. Foi construída no terceiro quartel do século XVII (por volta de 1694).

Este bloco de basalto foi formado por erupções vulcânicas ocorridas no local.

Lava é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção. Embora em função da sua composição e temperatura as lavas possam ter uma viscosidade superior a 100 000 vezes a da água, algumas delas, particularmente as máficas, podem ser bastante fluidas, o que em conjunto com as suas propriedades de tixotropia e de pseudoplasticidade permite que as escoadas lávicas criadas pelas erupções efusivas (não explosivas) permaneçam ativas durante períodos longos e cheguem a percorrer mais de uma dezena de quilómetros antes de solidificar. A lava deriva diretamente do magma, o material em fusão que se encontra sob a superfície da Terra, cuja composição reflete, pelo que ao solidificar, depois de desgaseificar e arrefecer, forma escoadas lávicas constituídas pelas correspondentes rochas ígneas extrusivas.

Tipos de Lavas

Lava viscosa ou ácida: Apresentam temperaturas compreendidas entre 800ºC e 1000ºC, possuem alta viscosidade, fluem mais lentamente e solidificam dentro da própria cratera ou muito perto da mesma. Devido à sua viscosidade os gases têm dificuldade em libertar-se originando grandes tensões e consequentes explosões extremamente violentas. A violência dessas explosões pode originar a destruição parcial ou total do aparelho vulcânico e pulverizar a lava, solidificada ou ainda pastosa, que se acumula na cratera. Os fragmentos são projetados, solidificando os que ainda estão pastosos, no seu trajeto pelo ar e acabando por cair devido ao próprio peso. Estes fragmentos sólidos são designados por piroclastos e entre eles podem estar presentes fragmentos da rocha encaixante da chaminé. Quanto mais violenta for a explosão, menores são as dimensões dos piroclastos. Estes podem classificar-se de acordo com as dimensões dos fragmentos.

Lava fluida ou lava básica: São compostas á base de basalto daí a sua semelhança com o mesmo, são pouco viscosas, e atingem temperaturas entre 1100ºC a 1200ºC. Cerca de 80% das lavas expelidas por vulcões são básicas, percorrem grandes distâncias movendo-se lentamente. A fração volátil, além de ser relativamente reduzida, liberta-se facilmente. É nas erupções efusivas que, de moda geral, se liberta este tipo de lava.

Quanto menor for a percentagem de sílica, menor é a sua viscosidade, mais alta é a temperatura, maior é a tendência para formar lavas e menor para formar piroclastos.

Lava intermédia ou mista: É um tipo de lava com características intermédias entre as lavas ácidas e básicas.

A Meteorização das Rochas

Todas as rochas têm tendência a se alterar, mas a forma e a velocidade da sua alteração variam. Os principais fatores que controlam a fragmentação e decaimento de uma rocha são: propriedades da rocha parental, o clima, a presença ou ausência de solo e, claro, o tempo de exposição às condições atmosféricas.

Assim sendo, meteorização é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos e os seus minerais constituintes, por acão dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos fatores ambientais. Em resumo, a meteorização é o fenómeno natural a que estão sujeitos todos os materiais geológicos quando expostos à ação combinada da atmosfera, da hidrosfera, da biosfera e da antroposfera, ocorrendo de forma permanente e generalizada em toda a superfície terrestre, não devendo contudo ser confundida com os efeitos da erosão, embora tenha frequentemente com eles uma relação estreita de causa e efeito.

A meteorização é a alteração/desgaste das formações rochosas no plano físico (mecânico) e químico, não implicando a remoção ou transporte dos materiais.

Por outro lado, a erosão implica um transporte ou remoção das partículas; é também um desgaste mecânico e químico.

A Earthcache (PT)

Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes perguntas por e-mail:

1. Estima a altura da rocha onde está a capela.

2. Que tipo de lava achas que formou esta rocha (ácida, básica ou mista)? Justifica a tua resposta.

3. De frente para a capela, dirige-te para o lado esquerdo da rocha onde é possível observar sinais de meteorização. Que tipos de sinais observas? O que achas que causou esta meteorização?

4. Tarefa Opcional - Tira uma foto de ti com o GPS mostrando o local ou a paisagem envolvente.

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, o teu log será eliminado.

The Earthcache (ENG)

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. Estimate the height of the rock where the chapel is.

2. What type of lava do you think formed this rock (acidic, basic or mixed)? Justify your answer.

3. Facing the chapel, go to the left side of the rock where you can see signs of weathering. What types of signals do you observe? What do you think caused this weathering?

4. Optional Task - Take a picture of yourself with the GPS showing the location or the surrounding landscape.

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

318 Logged Visits

Found it 313     Didn't find it 1     Write note 3     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 228 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.