Skip to Content

<

SAMOUCO CITY

A cache by Dropout Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/12/2017
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

SAMOUCO CITY

A freguesia de Samouco revela no seu território a cumplicidade e coexistência das raízes rurais e marítimas das suas gentes. A proximidade com o rio Tejo, revelou-se ao longo dos tempos, fator de atração e motivador de migrações de diferentes zonas do País, fomentando uma diversidade etnográfica e cultural ainda hoje bem patente nas manifestações culturais e festivas locais.

Com uma área de 4,83 km2 e com uma população de cerca de 2900 habitantes, de acordo com os Censos de 2001, a Vila de Samouco tem conhecido nos últimos tempos uma grande expansão, em grande parte assente nas novas acessibilidades, com especial destaque para a ponte Vasco da Gama.

As origens da freguesia remontam ao século XIII com o aparecimento de pequenos povoamentos ribeirinhos, entre eles a povoação de Samouco em 1241, a maior parte deles relacionados com a exploração de Salinas e consequente produção de sal.

O povoamento do então lugar de Samouco teve então início nos séculos XII e XIII tendo como base a fixação de pessoas, atraídas pelo trabalho existente na exploração das quintas existentes no território, cuja produção agrícola abastecia Lisboa.

A proximidade com o rio revelou-se um fator importante, quer para o transporte dos produtos agrícolas produzidos, quer na formação de núcleos urbanos neste local desde meados do século XIII até princípios do século XIV.

A situação geográfica de Samouco, aliada à reconhecida fertilidade dos solos, favoreceu o seu desenvolvimento como espaço ribeirinho na margem sul do Tejo, de acordo com estudo monográfico de José António dos Santos Pinheirinho intitulado “De Çamoquo a Samouco, Sua História, Suas Gentes”.

Durante o século XIX a população de Samouco sofreu um acréscimo significativo, passando dos 501 habitantes em 1864, para 956 em 1009, resultado do desenvolvimento técnico e progresso económico-social e na área da saúde, a exemplo do que se verificou em todo o país. O constante crescimento populacional prosseguiu no século XX com a fixação no território de muitas pessoas aliciadas pela implantação das indústrias emergentes de Alcochete e Montijo, oriundas do Alentejo, Algarve e Norte do país, nomeadamente das Beiras.

Posteriormente a instalação da Base Aérea n.º 6 trouxe para o território um grande número de militares e suas famílias.

No que concerne à arquitetura civil o núcleo urbano antigo de Samouco integra uma diversidade de edifícios, que na sua maioria são construções tradicionais, principalmente casas de habitação, algumas delas datadas do século XIX. Outros integrados nas antigas quintas agrícolas, nomeadamente a Quinta do Braga, atualmente ocupada pela Junta de Freguesia, ou a Quinta de S. Brás, que alberga uma unidade de turismo de habitação.

Destaque ainda para a Casa do Mirante, edifício revivalista do princípio do século XX, que se desenvolve em torno de uma torre octogonal de quatro pisos, profusamente decorada com azulejos e ferros forjados.

O coreto existente na Praça José Coelho, inaugurado a 26 de Setembro de 1981 é outro elemento artístico e decorativo de uma das praças emblemáticas da Vila e que é também um espaço de eleição de atuação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

No mesmo local figura também uma réplica do “Chafariz de Roda” mandado construir por ordem da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Alcochete no ano de 1992, devolvendo à população um símbolo indissociável da história recente da Freguesia, mantendo viva a memória coletiva das suas gentes.

Inaugurada a 10 de Julho de 1994 a Estátua do Cavador pretende homenagear os trabalhadores rurais que desde épocas recuadas viveram e exerceram a sua atividade na freguesia. Da autoria do mestre Romeu Correia a estátua do cavador está situada na Praça da Liberdade, defronte do edifício da Junta de Freguesia.

No capítulo do património religioso, destacam-se a igreja de S. Brás, cuja edificação remonta ao século XVI, e ostenta nas suas paredes interiores painéis pintados em azulejos com cena alusivas à vida do santo patrono, e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Matos, construída durante o século XVI, situada junto à estrada entre Alcochete e Samouco.

A elevação de Samouco a Vila em 9 de Dezembro de 2004 é um dos acontecimentos mais marcantes da história recente da freguesia, que veio dar resposta a um desejo antigo da população, e que anualmente é comemorado com muita emoção.

A zona ribeirinha de Samouco continua a ser ponto de encontro de locais e visitantes, que na procura de momentos de lazer desfrutam da Praia Fluvial, do Parque de Merendas e Zona de Lazer, que com uma área total de 13 700 m2 é um dos maiores espaços verdes do Concelho. Ou ainda do circuito pedonal, que faz a ligação entre a primeira rotunda da Vila e o Parque de Merendas e Zona de Lazer.

Fonte: http://www.cm-alcochete.pt/pages/339

A MultiCACHE

Pretende dar a conhecer alguns destes locais de destaque da Vila do Samouco mencionados na Listing. Trata-se de uma multi com recolha de 3 pontos muito próximos. A distância a percorrer a totalidade dos pontos é inferior a 200m.

Assim no ponto inicial (N38.43.246 W009.00.193)

somar o valor dos 4 algarismos à entrada da Igreja de são Brás (Valor A)

Na réplica do Chafariz de Roda  (N38.43.254 W009.00.154)

até que ano ali “se namorava?” (Valor B)

Na estátua do Cavador (N38.43.244 W009.00.127)

quantos são os botões da camisa? (Valor C)

Soma de controlo: A + B + C = 1983

 

Para chegar à coordenada final têm de resolver a seguinte equação:

 

N38 43 [(B-A)/15] x C – 234

 

W 009 00 A x C + 2028 - B


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

HAQRE

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

74 Logged Visits

Found it 70     Didn't find it 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 15 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.